CÂMARA


CÂMARA MUNICIPAL DE JOSÉ BONIFÁCIO
Avenida Romeu Maia Souto, 20 - Centro
CEP: 15200-000
Fone: (17) 3245-1213
Site: www.camarajosebonifacio.sp.gov.br

HISTÓRICO DA CÂMARA MUNICIPAL
Um pouco do que foi no passado e do que é hoje

Por ocasião da implantação do município, em 1926, foi criada a CÂMARA MUNICIPAL, tendo sido instalada no ano seguinte, com a eleição - escolha por aclamação - de seus primeiros vereadores: JOÃO DOMINGUES DO AMARAL, PEDRO BRANDÃO DOS REIS, JOSÉ CYRILO DANTAS, ANTONIO MONTEIRO PINTO, SATURNINO DA SILVA QUEIROZ e CARLOS CASSETARI. O primeiro Presidente foi o vereador JOÃO DOMINGUES DO AMARAL e o Prefeito CARLOS CASSETARI.
Naquela época, muito diferente de agora, a nobre missão dos edis era tão somente dar posse aos Poderes Executivo e Legislativo, e reunirem-se quando necessário para dar apoio às decisões do Executivo. Não havia oposição. Foi no ano de 1947, na democracia, que o nosso Colégio Eleitoral elegeu os representantes para o Poder Legislativo moderno, agora com a escolha pelos vereadores eleitos, da primeira Mesa Diretora, recaindo sobre o vereador IGNÁCIO ALVES PINTO, a honra de ter sido o primeiro Presidente da era democrática, presidindo esse poder por um biênio, tornando-se, assim, oficial a iniciativa de se renovar a Mesa Diretora para dirigir a Câmara por dois anos. Nesses cinquenta anos de existência do Poder Legislativo Democrático a Câmara teve um desempenho à altura de seu povo, procurando ser o braço direito do Executivo, apoiando as boas iniciativas, mas sem deixar, os vereadores de exercer as suas prerrogativas constitucionais de serem contra medidas que poderiam trazer prejuízo à população que os escolheu como seus verdadeiros representantes. É importante ressaltar que, durante esse período, os vereadores, na sua grande maioria, sempre procuraram buscar o respeito e a admiração da coletividade, zelando pelo patrimônio público e defendendo-o com garra e determinação. Para ilustrar como exemplo de uma grande “batalha”, travada no plenário desta Casa de Leis, no começo dos anos de 1980, os vereadores, colocando-se em defesa das aspirações da coletividade, NÃO PERMITIRAM A “VENDA” do Serviço Municipal de Água e Esgoto para a SABESP. Atualmente a Câmara é constituída por 9 vereadores, sendo a representação Partidária composta dos mais diversos partidos políticos. As sessões realizadas na Câmara Municipal são TRANSMITIDAS AO VIVO, VIA INTERNET, e as demais ficam disponibilizadas no próprio site da Câmara. As REUNIÕES dos vereadores são semanais, ocorrendo sempre às SEGUNDAS-FEIRAS, tendo a cobertura jornalística dos três Jornais semanários e a transmissão ao vivo pela Rádio Vale do Tietê, da cidade, sendo considerável o público que prestigia os seus representantes na galeria da Câmara, durante essas reuniões.
LOCALIZAÇÃO
O local escolhido para a construção do novo prédio, (em busca de suas origens), está localizado na confluência do Rio Monte Alegre com o Ribeirão Cerradão, onde a cidade começou, mais exatamente na esquina da Avenida Monsenhor com a Avenida Romeu Maia Souto.