ATRAÇÕES TURÍSTICAS


GUARAÇAÍ - SEMEANDO UM MUNDO MAIS DOCE E AROMÁTICO

Antes conhecida simplesmente assim – CIDADE PRESÉPIO, Guaraçaí é hoje considerada a Capital do Abacaxi no Estado de São Paulo, também popularmente denominada como a Terra do Abacaxi. A economia do município de Guaraçaí apresenta uma diversificada estrutura com base na plantação do abacaxi, fábricas de móveis rústicos de madeira, indústrias de polpas e laticínios que produzem queijo, principalmente o PROVOLONE, considerado o melhor do Brasil. O município conta com um monumento em formato de abacaxi no trevo que dá acesso a cidade, já convidando os motoristas que por ali trafegam à conhecer o município que tem como símbolo um fruto tão especial, o abacaxi.

EVENTOS/TURÍSTICOS

ENCONTRO DA TERCEIRA IDADE

No final do ano de 1996, aconteceu a primeira reunião com os amigos da Terceira Idade. Os anos foram passando e mais amigos foram se juntando para criar um grupo denominado “Bom Viver”. No ano de 2001, foi inaugurado o prédio do Núcleo da Terceira Idade, exclusivo para o Grupo “Bom Viver”. O Grupo Bom Viver juntamente com a Prefeitura deram início aos Encontros Regional da Terceira Idade, sempre no mês de outubro, sendo este, um evento totalmente voltado aos idosos, acolhendo também publico de toda a região. A valorização dos membros da melhor idade, principalmente com eventos voltados exclusivamente a este público, remete ao reconhecimento digno de uma população que tanto contribuiu e que cresce a cada dia no Brasil.

FESTA DO QUENTÃO
Em 1971, a senhora Munira Habib Paschoal, sugeriu que a fraternidade feminina Cruzeiro do Sul, composta pelas esposas dos irmãos da Loja Maçônica “Antônio Carreira”, realizassem um evento visando angariar fundos para custear as despesas de filantropia. Assim, surgiu a 1ª Festa do Quentão, que foi realizada no Barracão Paroquial da Igreja Matriz “Nossa Senhora Aparecida”, em nossa cidade. Exatamente em cinco de julho de 1977, com a inauguração da Casa da Criança “Santinha Marques”, a festa passou a ser promovida pela Loja Maçônica “Antônio Carreira”, com isso a renda da festa sempre foi em prol da entidade.

CURIOSIDADE
NO ANO DE 1985, FOI REALIZADA A 15ª FESTA DO QUENTÃO, ESTAVA MUITO FRIO. ALEM DO QUENTÃO, OUTRA BEBIDA FOI MUITO CONSUMIDA: O VINHO. Em 1999, na 21ª Festa do Quentão em razão da mesma ter se expandido em números de visitantes e degustadores dessa saborosa bebida, a mesma passou a ser realizada na APAMG – (Associação dos Produtores de Abacaxi do Município de Guaraçaí), que cede o local gratuitamente até os dias de hoje. Em 2017, foi realizada a 46ª Festa do Quentão, com a presença de aproximadamente 2.000 pessoas da cidade e região. A festa contou com á apresentação de 02 shows artísticos, praça de alimentação e quentão gratuito.

GINCANA CULTURAL
O Rotary Clube realiza no município a tradicional Gincana e Corrida das Personalidades. A gincana é realizada no sítio no Bairro Moinho onde temos grande público e aberta a todos, sendo o dia todo com jogos de futebol e a famosa corrida das personalidades. Esta Gincana já se tornou uma tradição, e traz muito divertimento para todos, pois o dia é agradável e bem familiar.

PONTOS TURÍSTICOS

PRAÇA MANOEL RODRIGUES MARQUES

Localizada no coração de Guaraçaí, é um local de grande circulação de pessoas, principalmente de jovens da cidade e de toda a região.
È na Praça Manoel Rodrigues Marques que são realizados diversos festejos com shows em comemoração ao aniversário da cidade, Natal e de Réveillon.

ATRATIVOS/NATURAIS

CACHOEIRA

Localiza-se na Fazenda Caetes, de propriedade particular, a 8 km da sede do município, popularmente conhecida como CACHOEIRA DO MARANI.
CACHOEIRA II
Localiza-se no Sitio Cachoeira, de propriedade particular, a 12 km da sede do município, popularmente conhecida como CACHOEIRA DO JONAIR.

ATRATIVO/CULTURAL

MUSEU HISTÓRICO

O senhor Jorge Nakaguma foi um dos colaboradores na elaboração do livro que contou a história do abacaxi em Guaraçaí. Com a liderança de Caio Shiomi, escreveram o livro “História de Guaraçaí”, livro este fundamentado em pesquisas desde o inicio da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, da Imigração Japonesa e da ocupação de toda a Região da Alta Noroeste. Com isso, o senhor Jorge Nakaguma sentiu que esses registros ficariam completos com a instalação de um museu, que mostrasse para as novas gerações suas ferramentas, artesanatos e criações artísticas. Deu-se inicio em dezembro de 2008, cada peça recebida como doação tem o seu significado que extrapola a condição de simples objeto, para alcançar um momento de saudade, alegrias, dificuldades e de luta daqueles que fizeram parte da história. Preservar a memória foi o compromisso social e cultural na Fazenda Santa Iracema.
Localização: Fazenda Santa Iracema
Visitação: Através de agendamento.

AGENDA DE EVENTOS

ABRIL

- LEILÃO DE GADO EM PROL DA PARÓQUIA
- 28/04 – YAKISSOBA – PROMOÇÃO LIONS CLUB

MAIO
- 05/05 – 6ª RODADA DE PIZZA DO DEMOLAY
- 19/05 – FLASH BACK – PROMOÇÃO ROTARY CLUB
- 27/05 – FEIJOADA DA PARÓQUIA

JUNHO
- 01/06 – 4º ENCONTRO DOS GUARAÇAIENSES
- 02/06 – 47ª FESTA DO QUENTÃO
- 17/06 - MACARRONADA – PROMOÇÃO ROTARY CLUB

JULHO
- 01/07 – 32º TORNEIO DA NOROSTE DE GATE BAL

AGOSTO
- 04/08 – YAKISSOBA NO KAI-KAN DE GUARAÇAÍ
- 05/08 – LEILÃO EM PROL DO HOSPITAL DO CÂNCER
- 18/08 – QUERMESSE – PROMOÇÃO DO ROTARY

SETEMBRO
- 02/09 – 23º BOI NO ROLETE
- 15/09 – YAKISSOBA NO KAI-KAN DE GUARAÇAÍ

OUTUBRO
- 06/10 – FESTA DO CHOPP PARA CASAIS – PROMOÇÃO ROTARY CLUB
- 12/10 – FESTA DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE
- 12/10 – TRADICIONAL FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA APARECIDA
- 13/10 – FESTA DO JUBILEU – PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA
- 21/10 – 7ª COPA “AKIRA KOMURO” DE GATE BAL