ATRAÇÕES TURÍSTICAS


PEDRANÓPOLIS - NATUREZA, TRILHA E LAZER

Pedranópolis tem um grande potencial hídrico e grande território rochoso formado por basalto, fato que influenciou na criação do nome da cidade. Pelo seu território, passam o Rio Marinheiro, Ribeirão das Pedras, Córrego do Bonito, Ribeirão do Cervo, Ribeirão Angico e Córrego Forte, favorecendo a formação de corredeiras e cachoeiras ao longo dos cursos d'água. A junção de todos esses rios forma a PRAIA DO AGUÃO, que deságua no Rio Grande.
A fauna e a flora são abundantes, existem matas nativas preservadas ciliares aos rios com espécies como Aroeira, Cedro, Angico, Jatobá, Marmeleiro, Veludo, Palmeira, Macaúba, Bacuri e Espeteiro. Importantes elementos que favorecem a prática de Ecoturismo, Geoturismo, Turismo Rural, Turismo de Contemplação, Turismo Náutico e esportes radicais como o Boiacross, Cicloturismo, Rafiting e Trekking na mata. Outra modalidade em desenvolvimento é o trekking da pedra. São circuitos onde o turista caminha pelo curso dos rios de águas cristalinas composto de leito raso e rochosos com 100% de rocha basalto.
Apesar de ser uma cidade de pequeno porte, Pedranópolis está a 13 km de Fernandópolis, grande centro comercial regional.
Para lazer e entretenimento há uma praia de água doce construída às margens do Ribeirão Marinheiro, pertencente ao Distrito de Santa Isabel do Marinheiro. O local está em fase final de remodelação, etapa que inclui a construção de um Centro de Eventos e Receptivo e um programa de educação ambiental. Será um destino turístico de referência para a região.

ATRATIVOS/NATURAIS
- RIO DAS PEDRAS

O Rio das Pedras deu origem ao nome do município. Seu leito é formado por lajes de basalto, muito comum nesta região. Estas formações rochosas favorecem a formação de quedas d'água, pequenas corredeiras e também mantém a água clara, propício para a prática de rafting, bóiacross, banhos, etc.
- RIBEIRÃO DO ANGICO

O curso do Ribeirão do Angico passa por uma grande mata nativa, formando pequenas cachoeiras, corredeiras e piscinas naturais. Em um percurso de aproximadamente 5km, o município planeja um roteiro de trekking na água.
Os visitantes poderão percorrer o curso do rio acompanhados por um guia treinado e conhecedor da fauna e da flora local.
- RIBEIRÃO MARINHEIRO
O Ribeirão Marinheiro é o maior curso d'água no território de Pedranópolis, sendo responsável pela nomeação do Distrito de Santa Isabel do Marinheiro. Em toda a sua extensão, existem trilhas na mata, que podem ser percorridas por pescadores ou praticantes de trekking. Destaque para o encontro do Rio Bonito com o Rio Marinheiro, uma bela paisagem para os amantes da natureza.
O município estuda um roteiro para a prática de boiacross até a foz do Ribeirão Bonito. Alguns quilômetros á frente, mais dois rios vão desaguar no Ribeirão Marinheiro, o Angico e o rio das Pedras.
Os quatro rios formam o represamento do Rio Marinheiro, onde estão a Praia do Aguão, principal atrativo turístico do município.
- BOSQUE DOS EUCALIPTOS
Outro importante atrativo que está sendo revitalizado é o Bosque dos Eucaliptos. Está localizado numa área total de 9.830 m². O maior parque do gênero da região, com churrasqueiras, playground quiosques e pista de caminhada. Todos os anos o local sedia a famosa CAVALGADA DOS AMIGOS, com um almoço típico tropeiro, queima do alho, que reúne centenas de cavaleiros.

ATRATIVOS/ARTIFICIAIS
- PRAIA MUNICIPAL

A praia municipal, mais conhecida como PRAIA DO AGUÃO, conta com área de lazer e entretenimento e foi construída as margens do Ribeirão Marinheiro.
A estrutura da praia é composta por 8 quiosques, 6 chalés, restaurante/lanchonete, pistas de caminhada, educação ambiental para alunos da rede municipal, gramado para camping, rampa náutica para embarque e desembarque de transportes náuticos, e  centro de convenções (em fase de construção) e arborização. Próximo ao complexo está a área de ranchos em uma avenida pavimentada oferecendo também a possibilidade de locação para temporada.
- ÁREA DE LAZER
Aqui o visitante encontra a área de lazer de Pedranópolis, que conta com quadra coberta para a realização da prática de esportes, campo de futebol, arquibancada para os torcedores acompanharem os jogos e uma piscina para se refrescar no calor do interior.
Já na estrutura urbana você encontra a Praça da Matriz, ao fundo está localizado o palco para eventos da cidade. O recinto de eventos onde ocorre a festa do peão e o estádio municipal são boas pedidas para passeios no município. Ainda no espaço urbano central você pode desfrutar da alimentação no restaurante e lanchonete da área de lazer.
Outros comércios como farmácia, atendimentos de urgência e emergência, correios e correspondente bancário, terminal rodoviário, delegacia de polícia, lotérica e posto de combustíveis estão em localização próxima para atendê-lo.

ATRATIVOS/EVENTOS
Para a realização de grandes eventos, a cidade conta com  estrutura de palco fixo coberto, localizado na Praça Central. Nesse palco são realizados shows e atividades culturais como PRÉ-CARNAVAL e o SHOW DA VIRADA.
- RECINTO DE EVENTOS
Outro importante espaço é o Recinto de Eventos, com capacidade para 6 mil pessoas. No local é realizada todos os anos a tradicional  festa do peão.
- FESTA DO PEÃO.
A Festa do Peão de Pedranópolis é o principal evento da cidade, já atraiu mais de 20 mil pessoas. A festa recebe visitantes de diversos municípios da região. Uma mega estrutura é realizada para atender a programação que é composta por shows de renome nacional, rodeio, cavalgada, entre outros entretenimento e conjuntamente com a praça de alimentação.

ATRATIVOS/HISTÓRICOS

- ROTA DOS VILAREJOS
Atualmente têm-se trabalhado também no projeto que visa tornar o município num Centro Receptivo, tendo ainda como atração turística, passeios nas pedreiras, cachoeiras, e corredeiras dos rios existentes e que estão muito próximos aos dois distritos rurais do município, sendo Santa Isabel do Marinheiro e Dulcelina, que por si só já são importantes atrativos pela sua beleza bucólica.
Esses locais serão diretamente beneficiados pelo turismo. O acesso para os atrativos tem como rota os vilarejos, que funcionam como ponto de apoio, fornecimento de serviços, venda de produtos como doces, queijo, hortaliças, refeições, bebidas e demais utensílios para quem busca tranquilidade e uma alimentação mais saudável.
- DISTRITO DE DULCELINA
Neste típico Vilarejo, o visitante pode encontrar as nascentes do Ribeirão Angico, que forma belas corredeiras.
Na Praça Central do vilarejo, destaque para a Capela e uma estação de bocha. O local é ponto de encontro de dezenas de ciclistas, motoqueiros e cavaleiros, que percorrem as estradas e as trilhas do entorno.
- DISTRITO DE SANTA ISABEL DO MARINHEIRO
O Distrito de Santa Isabel do Marinheiro é um típico vilarejo da área rural de Pedranópolis. É a porta de entrada para os principais atrativos da cidade, como a antiga pedreira, hoje desativada, corredeiras, cachoeiras e piscinas naturais do Ribeirão Angico e Córrego das Pedras e também para a Praia do Aguão (Praia Municipal).
No Distrito vale a pena visitar a Praça Central, a antiga Capela e um belo exemplar de FICUS, com mais de 80 anos. A Praça Central possui ainda estrutura de academia ao ar livre.

MEIOS DE/HOSPEDAGEM
- RANCHOS

No entorno da Praia Municipal existem dez ranchos disponíveis para aluguel por temporada. Além dos ranchos particulares, o visitante pode usufruir da estrutura da praia, repousando nos quiosques ou chalés oferecidos a preços acessíveis.

CALENDÁRIO DE EVENTOS

JANEIRO
- PRÉ-CARNAVAL
MARÇO
- QUERMESSE
JUNHO
- FESTA JUNINA.
- COPA DE FUTEBOL AMADOR.
- SHOW E QUEIMA DE FOGOS.
JULHO
- QUERMESSE - DISTRITO DE SANTA ISABEL.
- CAVALGADA.
- FESTA JULINA.
AGOSTO
- QUERMESSE
- FESTA DO PEÃO.
- CAVALGADA
NOVEMBRO
- FEIRA DE NEGÓCIOS
DEZEMBRO
REVEILLON
- Dia 31 - Festa da Virada com a participação da população para comemorar a chegada de um novo ano. Apresentação do grande show da virada.
Fonte:
Revista - Região Turística - MARAVILHAS DO RIO GRANDE.
Editor - Sinfor Assessoria, Comunicação e Marketing.
Iturama - MG.
Apoio:
Prefeitura Municipal e COMTUR de Pedranópolis.