ATRAÇÕES TURÍSTICAS


VENHA DESFRUTAR DA NOSSA AMIZADE

Os eventos realizados em nossa cidade já são muito conhecidos e prestigiados por moradores de toda região, por conta da tradição, da qualidade na organização e pela hospitalidade com que nossos moradores recebem os visitantes. Lourdes é uma cidade tranquila, aconchegante e acolhedora, e por essa razão, recebeu o título de “CAPITAL DA AMIZADE”. Ainda em relação aos eventos, este segmento atualmente é o que atrai o maior número de visitantes para o município,uma vez que alguns deles já são realizados há muitos anos, e outros vêm sendo inseridos no calendário oficial da cidade, valorizando a cultura local e as tradições rurais. Destacamos ainda aquele que consideramos o mais importante deles, que é o famoso “Festival de Quenga”, considerado nosso prato típico, muito apreciado por moradores e visitantes.

PRINCIPAIS EVENTOS

FESTIVAL DE QUENGA

A quenga foi um prato criado pelos primeiros moradores da antiga vila (fundadores da cidade), em sua maioria vindos do Estado da Bahia. Há relatos que a primeira “quenga” foi feita na década de 1930, pela família do senhor Jerônimo Marques Nogueira (Seu Loló). Originalmente, este prato é composto por um angu de milho salgado misturado ao frango caipira já refogado. Com o passar dos anos, as famílias adaptaram este prato, fazendo algumas variações com a mistura da carne. Atualmente, é comum encontrarmos nas festas e eventos, quenga com costela, quenga com rabada e até mesmo com carne de peixe. Lembrando também que, pelo fato de Lourdes ser um município tradicionalmente agrícola, o milho era e ainda é, uma matéria prima encontrada com facilidade, talvez esse seja um dos motivos para que a quenga tenha se tornado um prato típico e tão tradicional na cidade, apreciados também por muitos visitantes. O Festival de Quenga é um evento que acontece desde 2009, e foi criado para celebrar o nosso prato típico. No festival, as equipes preparam sua quenga, que será avaliada por jurados, a equipe que conseguir a maior pontuação vence o festival. Após a avaliação dos jurados, a comida é servida a toda população e visitantes presentes no evento. Durante a preparação dos pratos, os visitantes podem apreciar também atrações musicais e de danças locais e regionais.

FESTA DE SANTOS REIS
É uma manifestação cultural religiosa que no Brasil é classificada como folclore. Praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de homenagear a atitude dos Três Reis Magos que partiram em uma jornada à procura do menino Jesus para prestar-lhe homenagens e oferecer-lhe presentes. Em Lourdes, esta festa tão tradicional ocorre no bairro rural dos Pereira,popularmente conhecido como Bairro PEREIRÃO, há quase 100 anos. Recebe os moradores locais, e também visitantes da região e de outras localidades do estado, atraindo todos os anos um número bastante significativo de admiradores. Fundada pelo senhor José Pereira, por volta do final da década de 1920, a Companhia de Santos Reis “Estrela da Guia” é uma das mais conhecidas do Estado de São Paulo, por conta de sua tradição. O histórico desta festa já foi até citado no livro “Discutindo Identidades”, das autoras: Célia Toledo Lucena e Neusa Maria Mendes, e publicado pela editora Humanitas, no ano de 2006.

PASSEIO ECOLÓGICO
Realizado desde o ano de 2009, o passeio ecológico tem um trajeto que sai do recinto de exposições e chega até o Bairro Rural dos “PEREIRÃO”. Durante o trajeto os participantes vão a cavalo, de charrete, com carretas enfeitadas, entre outros meios,valorizando nossa zona rural e respeitando o meio ambiente. Após a chegada, é servido um almoço a todos os participantes, que passam o restante do dia naquele bairro se confraternizando.

FEIRA DA AMIZADE
Ocorre mensalmente, geralmente na segunda sexta-feira de cada mês. Alguns comerciantes locais e regionais expõem seus produtos, na grande maioria gêneros alimentícios e há sempre uma atração musical, dependendo do mês, a feira torna-se temática, tais como (dia das mães, dia dos pais, dia das crianças) com sorteios, homenagens e outras atrações e comemoração a data.

JUNINÃO
Organizado pelo Fundo Social de Solidariedade, é realizado no Recinto de Exposições onde são montadas barraquinhas servindo comidas típicas desta época, tais como: bolo de fubá, pipoca, quentão, cuscuz, milho cozido, doces caseiros, etc. A entrada é franca e cada pessoa recebe fichas individuais para retirar as comidas e bebidas, também gratuitamente. Há ainda apresentações de danças típicas: quadrilha, catira e outras apresentações de músicos locais e regionais, tocando músicas sertanejas e moda de viola.

FESTA DAS NAÇÕES
Ocorre no mês de agosto, tendo como objetivo valorizar a cultura de outros povos, inclusive alguns deles que são responsáveis pela fundação e desenvolvimento do município. É organizada na Praça da Matriz onde barraquinhas com a identificação de cada País servem pratos tradicionais daquela cultura. Por exemplo:
Brasil - Galinhada.
Japão - Yakissoba.
Itália - Pizza e Mini Pizza.
Arábia Saudita - Quibe.
Argentina - Churrasco.
Portugal - Bolinho de bacalhau e Quindim.

PRÉ CARNAVAL
Ocorre anualmente, de duas a três semanas que antecedem o carnaval. É realizado em frente à Praça da Matriz, onde já existe um palco montado. A duração do evento é de três dias, em cada um deles conta-se com uma atração musical diferente (Banda, DJ, etc.) e ainda é organizado um desfile de abertura com os blocos de carnaval existentes na cidade, com funcionários municipais representando seus setores e alunos das escolas municipais e estadual.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE
São diversas atividades incluídas na programação entre elas, baile, desfile, distribuição de bolo, etc. Esses eventos são todos gratuitos e abertos ao público, pois são sempre realizados em locais abertos, normalmente em frente à Praça da Matriz que já possui uma estrutura para as atrações e recepção do público.

FEIRA AGROPECUÁRIA
Já em sua 17° edição, onde os peões de rodeio competem na montaria em touros. Além das montarias, há shows artísticos com bandas ou duplas regionais que atraem um bom público para este evento. São seguidas todas as normas de segurança, tanto para os competidores quanto para os animais, para que não haja nenhum dano ou maus tratos.

BAILE DO HAVAÍ
Um baile tradicional que acontece normalmente em dois locais, na Prainha Municipal ou no salão do Clube da Terceira Idade onde há piscinas. Decorado com materiais recicláveis e com as frutas, este evento sempre atrai boa parte da população local, por ser considerado um evento bastante familiar, como pessoas de toda região.

SEMANA MUNICIPAL DA VOZ
Em 2007 a equipe de fonoaudiólogas da Divisão de Saúde iniciaram ações preventivas e educativas sobre a prevenção do câncer de laringe e os cuidados que devemos ter com a voz. Programaram uma palestra, mas como o assunto era sério e complexo, pensaram numa forma de atrair as pessoas inserindo as crianças para se apresentarem e assim possivelmente alcançarem um número maior de pessoas. Convidaram as crianças, que foram orientadas sobre os cuidados com a voz, ensaiaram-nas para cantar e assim aconteceu, lá estava o anfiteatro Municipal “Otaliba Lopes do Prado” lotado. As crianças se apresentaram, teve uma premiação com jogos educativos e o corpo de jurados foi composto por 5 convidados da cidade. No ano seguinte, dia 16 de Abril (Dia Mundial da Voz), programaram novas apresentações e palestras, porém, numa proporção maior, foram confeccionadas camisetas com o tema “Voz é Vida” jovens e adultos também participaram e aí já foram distribuídos em categorias: Infantil, Juvenil e Adulto devido o número de interessados. Tudo até então era realizado no Anfiteatro terminada às apresentações todos retornavam aos seus lares e por muitos dias o assunto da cidade era o Evento da Voz, assim como é chamado. Em 2009, o evento já estava consagrado e conseguiu um importante patrocínio. Com esse dinheiro contrataram tendas, um equipamento de som maior e também uma dupla para o encerramento. A partir deste ano precisamos de um espaço maior para abrigar o evento, migrando para o salão da terceira idade e a Praça. Já não era mais o dia mundial da Voz. Tudo acontece de uma forma humanizada, todos que gostam de cantar podem participar, não existe nenhum critério, até porque o evento é realizado pela Unidade Básica de Saúde e tem cunho social, o que nos importa é ver a realização de quem participa, para alguns a realização de um sonho, e para outros o prazer de cantar num palco para um público grande. Durante os encerramentos na praça central com show musical, já foram registrados numa única noite a presença de 1200 pessoas, ou seja, os objetivos foram alcançados.

ATRATIVOS NATURAIS

O município possui também alguns locais com grande potencial turístico, devido a sua beleza e diferencial. São visitados pelos moradores locais, porém, dois deles são de propriedade particular e ainda não possuem uma infraestrutura adequada para receber um fluxo maior de visitantes.

PEDREIRA
Localizada em território do município, este trecho do Ribeirão Mato Grosso se destaca pela beleza natural e também por ser um local onde há trechos com muitas pedras, o que provoca corredeiras. É de propriedade particular, sendo necessário, portanto, uma autorização do proprietário para chegar até o local e ainda não possui uma estrutura receptiva, porém, existe um grande potencial para visitação, seguindo os critérios de preservação ambiental.

PRAINHA MUNICIPAL
Este local pertence à Prefeitura, já possui uma estrutura com quiosques, banheiros, duchas, quadras (de areia e de grama), um quiosque maior para o funcionamento de um restaurante ou lanchonete. Porém, a qualidade da água está comprometida...

LAGOA DO ENCOSTO
Localizada na Fazenda Santa Rita, esta lagoa é muito popular na cidade por se cercar de uma “lenda”. A fazenda já abrigou muitas famílias, e em sua maioria trabalhadores do próprio local, segundo os moradores mais antigos, afirmam que à noite, as margens da lagoa era possivel avistar uma luz muito forte que vinha na direção das pessoas. Essa “lenda” é conhecida como a “luz da fazenda”, que dizem ser o espírito de um pescador segurando uma lanterna e se aproximava na tentativa de falar com as pessoas. Praticamente todas as famílias da cidade conhecem alguém que afirmam ter visto a tal luz, gerando uma grande curiosidade.

TURISMO RURAL

ESTÂNCIA JOÃO ALEXANDRE

Este local é uma propriedade particular que está sendo estruturada para receber visitantes que buscam a prática do turismo rural. A sede oferece uma ótima infraestrutura, com quartos, cozinha, banheiros, chuveiros na área externa, estacionamento. A propriedade conta ainda com uma mata nativa e um lago onde foi construído um píer. Os visitantes poderão realizar passeios a cavalo, pescarias e outras atividades relacionadas ao ambiente rural.

CALENDÁRIO PERMANENTE DE EVENTOS

JANEIRO

06 – Festa de Santos Reis
FEVEREIRO
10 – FEIRINHA
12 - CARNAVAL/DATA MÓVEL
MARÇO
04 – BAILE DA CIDADE
05 – DESFILE CÍVICO
10 – FEIRINHA
12 – CORRIDA DE PEDESTRE
19 – CAVALGADA
25 – EVENTO CULTURAL
31 – ENCERRAMENTO DAS FESTIVIDADES DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE
ABRIL
07 – FEIRINHA
20 – EVENTO CULTURAL
MAIO
12 – FEIRINHA
JUNHO
09 – FEIRINHA
14 – JUNINÃO
23 – EVENTO CULTURAL
JULHO
07 – FEIRINHA
22 - FESTIVAL DA QUENGA
AGOSTO
11 – FESTA DAS NAÇÕES
25 – EVENTO CULTURAL
SETEMBRO
07 – RODEIO/FESTA DO PEÃO
29 – EVENTO CULTURAL
OUTUBRO
21 – BAILE DO HAWAI
27 – EVENTO CULTURAL
NOVEMBRO
10 – FEIRINHA
24 – INAUGURAÇÃO DA ILUMINAÇÃO DE NATAL
DEZEMBRO
08 – FEIRINHA
22 – CHEGADA DO PAPAI NOEL E ENTREGA DE PRESENTES