ATRAÇÕES TURÍSTICAS


PEREIRA BARRETO – A ESTÂNCIA QUE TODOS PRECISAM CONHECER

Fundada em 1928, por imigrantes japoneses, que para cá vieram trabalhar na lavoura, a Estância Turística de Pereira Barreto, ainda guarda fortes traços de seus fundadores, que podem ser facilmente observados na culinária, nos costumes e nos monumentos públicos.
Com a chegada também de imigrantes italianos, espanhóis, portugueses, sírios, libaneses e brasileiros de outras partes do país, também contribuíram significantemente para a formação do município. A Estância Turística hoje é considerada um paraíso ecológico. Há muitas opções para quem vem a esta terra. Tem Praia de água doce, muito sol, ar puro, fauna e flora riquíssima. O Turismo contribui na geração de renda, pois a Estância tem uma programação de eventos, para todos os gostos, que ajuda a ocupar a rede de hotéis e pousadas. Venha nos visitar.

USINA TRÊS IRMÃOS
A Usina Três Irmãos é a maior usina construída no Rio Tietê. Está localizada entre os municípios de Pereira Barreto e Andradina, a 28 km da confluência com o Rio Paraná. Sua barragem tem 3.640 metros de comprimento, e seu reservatório mede 785 km². A Usina possui cinco unidades geradoras, com turbinas Francis, e duas eclusas para navegação.

ATRATIVOS NATURAIS

PRAIA POR DO SOL

A Praia Por do Sol, praia artificial das águas do Rio Tietê, é uma das maravilhas de Pereira Barreto. Sua água limpa e cristalina, tem  atraído banhistas de toda à região. A Praia Municipal, área de lazer, fica localizada à margem direita do Rio Tietê, no reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Irmãos, e possui uma extensão de 328 metros de praia.

TURISMO/CULTURAL

MUSEU HISTÓRICO DA COLONIZAÇÃO

A partir de fotos antigas, que remetem ao tempo da antiga Fazenda Tietê, do comércio simples, típico do interior, dos tempos da fixação da colônia japonesa por essas terras, do nascimento da cidade, mergulhamos na história da nossa Estância Turística, através do Museu Histórico da Colonização de Pereira Barreto. Na entrada do museu, uma arena utilizada para prática de SUMÔ. No terreno, cedido pela Associação Cultural Esportiva Pereira barretense (ACEP), em 2008, também estão expostos a carroça de tração animal da década de 1950, doado pela família Kayama, a máquina a vapor utilizada para recalque de água do poço da Estação Ferroviária de Lussanvira, de 1930, e o painel do artista plástico James Kudo, neto de um dos fundadores.
Agendamento/Visitas:
- Secretaria de Turismo e Cultura – (18) 3704-1529
- Secretaria da ACEP - (18) 3704-6888.

GO-JU-NO-TO
Marco da colonização japonesa, o monumento foi construído pelo engenheiro Risaburo Murai, e inaugurado em setembro de 1958, e está localizado na Praça da Bandeira “Comendador Jorge Tanaka”. Possui cinco níveis em seu telhado, que representam os elementos da natureza: terra, água, fogo, vento e ar. A torre de cinco andares, também conhecida como Templo de Madeira, representa a hierarquia do Japão e era usado pelos chefes samurais, que eram membros do governo japonês na época do Xogunato, para guardar suas jóias e os livros sagrados. Adeptos da religião Budista costumavam guardar os trabalhos de arte tradicional. Trata-se de uma magnífica obra de arte que combina a beleza de estilos arquitetônicos japoneses e chineses. Devido à sua estrutura e durabilidade, serve até hoje de estudo para construções modernas. Em 2011, a obra foi restaurada pelo artista plástico Alcides Murai, neto do senhor Risaburo Murai, com quem aprendeu o ofício de escultor e paisagismo.

OBELISCO
O Obelisco, inaugurado em 2010, está localizado na Avenida Benedito Jorge Coelho, logo na entrada da cidade de Pereira Barreto. No topo da coluna central, o Obelisco tem um bloco de seis esculturas, com um pescador, um turista e um trabalhador. No outro lado do monumento, aparecem três figuras alusivas à cultura, à dança e à educação. O Obelisco saúda os viajantes e os turistas, que chegam e os que se vão de Pereira Barreto, e conta com figuras próximas à sua base que remontam a história do município. Há ainda á figura da Ponte Novo Oriente, a Cultura do Fio de Seda, a carroça utilizada na lavoura, a cerâmica e a imagem da pequena Estação de Lussanvira onde desembarcavam os imigrantes. O projeto artístico do Obelisco é de autoria de Adélio Sarro, renomado pintor, desenhista, escultor e muralista brasileiro.

RELÓGIO QUATRO FACES – RELOJÃO
O Relógio Quatro Faces, ou o “Relojão” como é mais conhecido pela população, é um marco da imigração japonesa na cidade. O imponente monumento fica no centro da cidade, no cruzamento das ruas Cozo Taguchi e Fauzi Kassin. O Relógio Quatro Faces foi construído em 1958, pelo engenheiro Risaburo Murai, da colônia japonesa, em homenagem ao 30º aniversário do município. Em 2009, o “Relojão” foi restaurado. A obra teve o objetivo de assegurar o aspecto original do monumento. No procedimento, foram realizados serviços de limpeza, pintura e a reinstalação da iluminação. A iluminação e a pintura deram mais visibilidade ao monumento, que passou a ter cores e iluminações originais de quando foi construído, o que certamente chama a atenção do público e dos visitantes.

ESPELHO D’AGUA
A Fonte Espelho D’água foi inaugurada em 2010, e é uma obra que remete às águas de Pereira Barreto. Composta por jatos de água e com iluminação colorida, a fonte embeleza a noite da cidade, e convida a todos para conhecer e apreciar a beleza das águas límpidas do rio Tietê em Pereira Barreto.

ATRATIVOS ARQUITETÔNICOS - CULTURAIS

CANAL DE PEREIRA BARRETO

O Canal Artificial de Pereira Barreto “Deoclécio Bispo dos Santos“ foi construído na década de 1980, e interliga os reservatórios de Três Irmãos e de Ilha Solteira através do Rio São José dos Dourados, propiciando a navegabilidade e a geração de energia integrada dos dois rios. Trata-se do segundo maior canal artificial de água doce do mundo, com 9.600 metros de comprimento, 50 metros de largura e 12 metros de profundidade, na cota máxima de montante, e 8 metros na cota mínima. Este Canal possui peculiaridades e objetivos definidos, pois é o primeiro Canal da América do Sul, com características hidroviárias, sendo uma via totalmente navegável. É possível navegar pelo Canal contemplando a natureza exuberante em todo o seu percurso, a bordo de barcos e lanchas e praticar atividades como a pesca esportiva.

MONUMENTO ALUSIVO AO ESPORTE
Inaugurado em 2010, o Monumento Alusivo ao Esporte está localizado na Avenida Benedito Jorge Coelho, próximo ao Ginásio Municipal de Esportes Stélio Maia, conhecido pela alcunha de “Gigantão da Noroeste”, palco de muitas glórias do esporte em Pereira Barreto. O monumento, como o nome diz, faz alusão às modalidades esportivas da cidade que sempre obtiveram grande destaque, sendo tradição no município. À noite, é possível acompanhar a beleza dos jatos de água e da iluminação, emoldurando o monumento no formato da letra “P”, inicial do nome do município. O Monumento Alusivo ao Esporte também é de autoria do artista Adélio Sarro, e está em uma posição de destaque, em uma rotatória que une três das principais avenidas da cidade: Benedito Jorge Coelho, Humberto Liedtke e Jonas Alves de Mello.

MONUMENTO ALUSIVO À PESCA E AO TRABALHADOR
O monumento Alusivo à Pesca e ao Trabalhador, inaugurado em 2011, está localizado no cruzamento de duas das principais avenidas da cidade: Jonas Alves de Mello e Brasil. O monumento chama a atenção para a abundância de peixes que às águas pereira barretense oferece para seus turistas, e destaca a força do trabalhador de Pereira Barreto, importante para a construção de um município cada vez mais próspero. O monumento é composto por uma coluna com baixo relevo formado por figuras alusivas a pesca, mostrando o turismo e lazer da cidade. No topo da coluna contém arcos formando a figura de peixes, e em seu interior há seis esculturas, destacando os pescadores e os trabalhadores.

PORTAL NOVO ORIENTE
O Portal Novo Oriente foi inaugurado em 2017, e está localizado na Avenida Francisco Custódio Pacca, próximo ao Porto Intermodal. O portal é uma forma de simbolizar a antiga Ponte Novo Oriente, que começou a ser construída em 1928, e foi concluída em 1935. Em meados do ano de 1990, a ponte foi completamente submersa por conta da construção do reservatório da Usina de Três Irmãos. O Portal Novo Oriente faz alusão ao arco da antiga ponte, que foi marcante na história de Pereira Barreto, por celebrar a ligação entre o município e os imigrantes japoneses, que colonizaram a região onde está localizado atualmente o município. Pela noite, uma iluminação moderna faz o Portal Novo Oriente ser um grande destaque para aqueles que passam pelo local.

PORTO INTERMODAL
O Porto Intermodal de Pereira Barreto, em operação desde os anos de 1990, é uma importante via de escoamento de produção de grãos pela Hidrovia Tietê-Paraná. O porto atualmente recebe inúmeras pessoas e turistas para a prática da pesca nas águas límpidas do rio Tietê em Pereira Barreto. No local, é possível efetuar o desembarque de pequenos barcos de pesca, bem como serve para atracar as barcaças que realizam o transporte de produtos agrícolas. Na área do entorno do Porto Intermodal acontece á tradicional queima do alho, realizada no mês de Agosto, pelas comitivas que participam da tradicional Cavalgada do Jesus.

PRAÇA CARLOS KATO
A Praça Carlos Kato é a segunda praça mais importante do município. O local é visitado por ter características orientais que são um dos seus maiores atrativos e, é um ponto de encontro da comunidade de Pereira Barreto com sua bela fonte, que conta com uma estrela de seis pontas e iluminação que abrilhanta a noite no local. O nome da praça homenageia Carlos Kato, um dos responsáveis pela fundação de Novo Oriente, antigo nome de Pereira Barreto. A praça está localizada na Rua Dermival Franceschi com a Rua Rio Grande do Norte, próximo a Prefeitura Municipal.

PRAÇA DA BANDEIRA
A Praça da Bandeira “Comendador Jorge Tanaka”, ou somente Praça da Bandeira, é a mais importante de Pereira Barreto. O local possui um palco para apresentações, e também o Cantinho de Leitura, inaugurado em 2017, e que visa fomentar a literatura no município, dando assim a oportunidade de acesso a livros para toda a população, sendo um espaço de leitura aberto a todos. A praça recebe esse nome em homenagem ao ex-prefeito de Pereira Barreto, Jorge Tanaka, membro de uma das famílias mais tradicionais da história do município. A Praça da Bandeira ainda recebe diversos eventos ao longo do ano, realizados na cidade, como sorteios, o tradicional Festival de MPB, a Festa das Nações, abertura do Natal Conectado, apresentações musicais, dentre outros. No entorno da Praça da Bandeira, estão localizadas diversos estabelecimentos comerciais, bem como sorveterias, lanchonetes, restaurantes e o tradicional clube de festas CAP.

CALENDÁRIO PERMANENTE DE EVENTOS
A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto realiza diversos eventos ao longo do ano, que integram o calendário anual de festividades do município. Além disso, a Prefeitura Municipal também apoia alguns eventos realizados por entidades e associações de Pereira Barreto, por já terem tradição dentre a população e turistas.

JANEIRO
FESTIVAL DE VERÃO:

O Festival de Verão é realizado na Praia Municipal “Pôr do Sol” e conta com diversas atrações no local, que costumeiramente encontra-se com um grande movimento neste período, inclusive com vários turistas de vários municípios da região e também do Brasil. O Festival de Verão conta com a prática de esporte como o futebol de areia, voleibol de areia, futevôlei, natação, ciclismo, dança, aeróbica, além de apresentações musicais todos os domingos em que é realizado o festival.

FEVEREIRO
CARNAPRAIA:

O tradicional carnaval encontra-se muito bem representado na região Noroeste do Estado de São Paulo, mais precisamente em Pereira Barreto. Realizado na Praia Municipal “Pôr do Sol”, o Carnapraia é realizado no Espaço Multieventos da praia, sempre atraindo milhares de pessoas. Conhecido como um dos maiores carnavais da região, o Carnapraia conta com atrações variadas ao longo das noites de folia, com matinês e uma completa praça de alimentação. Além disso, o Carnapraia tem portões abertos ao público, havendo comercialização de camarotes e de área VIP. O Carnapraia atrai turistas da região e também de várias cidades do Brasil.

MARÇO
FESTA DAS NAÇÕES:

Um evento que visa proporcionar um intercâmbio cultural em Pereira Barreto, a Festa das Nações reúne diversas entidades sem fins lucrativos do município, para trazerem pratos típicos de vários países do mundo, em um evento na tradicional Praça da Bandeira “Comendador Jorge Tanaka”. A Festa das Nações também conta com apresentações com grupos que promovem a cultura da dança, da música e de etnias de Pereira Barreto.

ABRIL
LUAU:

O Luau é um evento realizado na Praia Municipal “Pôr do Sol” e nasceu da ideia de ter uma comemoração para relembrar a conquista do título de Estância Turística para Pereira Barreto. O Luau é totalmente aberto ao público, e conta com música ao vivo para os visitantes que  prestigiam a festa, além de mesa de frutas, servida também de maneira gratuita.

MAIO
FESTIVAL DE MPB:

Um dos eventos mais tradicionais de Pereira Barreto, a história do Festival de MPB é repleta de ótimas apresentações, onde artistas de vários lugares do Brasil apresentam suas músicas e contribuem para o enriquecimento da cultura no país. Grandes nomes já se apresentaram e venceram no Festival de MPB de Pereira Barreto, que atualmente é realizado na Praça da Bandeira “Comendador Jorge Tanaka”. Com três dias de evento, o festival sempre atrai um grande público, que ainda conta com um show especial de encerramento, por onde já passaram nomes como Zé Ramalho, Demônios da Garoa, Jair Oliveira e Luciana Mello, Almir Sater, Peninha, O Teatro Mágico, dentre outros. O evento também é gratuito.

JUNHO
JUNINÃO:

Evento criado para celebrar e relembrar as tradicionais festas juninas, o Juninão é realizado na Praça da Bandeira “Comendador Jorge Tanaka” e totalmente aberto ao público. Nessa festividade, as entidades sem fins lucrativos de Pereira Barreto montam uma completa praça de alimentação no local, e comercializam comidas típicas das celebrações de São João. O evento ainda é marcado pelas apresentações musicais alusivas às festas juninas, e conta com o tradicional casamento na roça.

JULHO
ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS:

Os amantes de veículos automotores, tem espaço garantido no calendário de eventos de Pereira Barreto. O Encontro de Carros Antigos acontece na Praia Municipal “Pôr do Sol” e seus participantes são os proprietários de verdadeiras relíquias do automobilismo nacional. A entrada é um quilo de alimento não perecível, destinado para as entidades assistenciais da cidade. Os proprietários trazem sempre os imponentes “musclescars” como Chevrolet Opala, os saudosos Pumas, carros Ford Maverick, os clássicos Fuscas, Ford Landau, caminhonetes clássicas, dentre grandes outros carros que marcaram época no Brasil, e na memória dos aficionados por carros antigos. O evento também conta com música ao vivo.
BON ODORI:
Um dos maiores e melhores Bon Odori do Brasil. O tradicional evento sempre é realizado no último final de semana do mês de Julho e preserva a identidade de Pereira Barreto com as famílias nipônicas, que foram diretamente responsáveis pela fundação do município e abre as comemorações do aniversário do município, comemorado em 11 de Agosto. A festa conta com decoração, música e pratos típicos da cultura japonesa, que sempre acaba sendo muito bem representada no Bon Odori. O Bon Odori encontra suas raízes no Obon, uma tradicional festividade nipônica que tem origem no Budismo, simbolizando gratidão pelas boas colheitas, celebrando as almas dos antepassados através da dança,  e ao som dos tambores japoneses, o Taiko. O Bon Odori consiste em movimentos simples, porém delicados e leves, remetendo a colheita, a ceifa, o semear, ao agradecimento e o festejar.

AGOSTO
FIAP:

A FIAP (Feira Industrial e Agropecuária de Pereira Barreto) e a Festa do Peão de Boiadeiro são tradicionais no município. A festa reúne milhares de pessoas nos dias em que é realizada e visa comemorar o aniversário de Pereira Barreto, celebrado no dia 11 de Agosto. Grandes nomes da música sertaneja já se apresentaram por aqui nos últimos anos, como Jorge e Mateus, João Bosco e Vinícius, Vitor e Léo, Luan Santana, Gustavo Lima, Munhoz e Mariano, sempre empolgando e agitando a galera do rodeio. A montaria em touros em Pereira Barreto é uma das mais competitivas do estado de São Paulo, sempre trazendo grandes duelos entre os animais e os melhores peões do Brasil. Os frequentadores da festa ainda encontram uma grande praça de alimentação, com muitas opções para saborear as comidas típicas das festas de peão. Para as crianças também tem lugar garantido na diversão, com o tradicional parque de diversões.
CAVALGADA - Os Pioneiros
Realizada pela tradicional Comitiva do Jesus, de Pereira Barreto, a Cavalgada Os Pioneiros sai do Parque Industrial do município e percorre as principais avenidas e ruas da zona urbana da cidade, sempre homenageando a cada ano, alguma personalidade histórica do município. A cavalgada conta com a participação de diversas comitivas da região, e atraí cavaleiros de várias regiões, que buscam manter as tradições da cultura caipira, típicas do interior do Brasil. A chegada da cavalgada acontece no Porto Intermodal, onde acontece a tradicional Queima do Alho, em um momento que as comitivas preparam pratos típicos das antigas tropas de cavaleiros que viajavam as estradas rurais brasileiras conduzindo o gado. O evento é totalmente aberto ao público e conta com música ao vivo.
DESFILE CÍVICO:
O Desfile Cívico envolve diversas entidades e associações de Pereira Barreto, que passam pela Avenida Brasil, tradicional avenida do município e que abriga o centro comercial do município. O desfile visa resgatar a história de Pereira Barreto, contada através de carros alegóricos e um cerimonial rico em informações sobre como o município foi constituído. O desfile acontece sempre no dia 11 Agosto, dia do aniversário da cidade.

SETEMBRO:
FESTIVAL LITERÁRIO:

Resgatar e incentivar a literatura no município é o grande objetivo do Festival Literário de Pereira Barreto, o FELIP. O FELIP é realizado durante uma semana, sempre percorrendo as escolas do município, a Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira“ e a Praça da Bandeira “Comendador Jorge Tanaka”. O FELIP recebeu em 2017 a célebre escritora Regina Drummond, familiar do consagrado autor e um dos maiores nomes da literatura brasileira, Carlos Drummond de Andrade.

OUTUBRO:
MOSTRA DE DANÇA:

Valorizar a cultura é uma das principais bandeiras de Pereira Barreto. Através da Mostra de Dança, a Administração Municipal visa difundir essa que é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. A Mostra de Dança é gratuita, e é realizada em diversos pontos da cidade.

NOVEMBRO
EXPOSIÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS

- De 05 a 08 de novembro - realização da Exposição de Artes Plásticas, com Obras e Esculturas em Madeira, do Artista Plástico pereira barretense, já falecido, NEGO FRIAS.
Local - Casa da Cultura.

DEZEMBRO
FESTIVAL DE TEATRO

- De 06 a 08 de dezembro – Apresentação Teatral, com a presença de várias companhias de teatro, da cidade e da região.
Local – Casa da Cultura.

LUAL
- Dia 22 de dezembro – Lual com a apresentação de Bandas Musicais, a partir das 21:00 horas.
Local – Praia Por do Sol.

REVEILLON
FESTA DA VIRADA

- Dia 31 – Tradicional evento em comemoração a chegado do novo ano.
Apresentação de shows musicais.
Local – Praia Por do Sol.