ATRAÇÕES TURÍSTICAS


O TURISMO EM SUZANÁPOLIS
Suzanápolis é privilegiada por estar numa região do estado de São Paulo, próxima de cidades com grande potencial turístico, como a Estância Turística de Pereira Barreto, Estância Turística de Ilha Solteira, Estância Turística de Santa Fé do Sul e Rubinéia que, em 2017 passou a ser Município de Interesse Turístico, e com isso, Suzanápolis acaba lucrando também com o desenvolvimento turístico das cidades vizinhas, já que por possuir muitos atrativos e eventos, muitos dos turistas que visitam estas cidades, acabam visitando também Suzanápolis. Uma grande obra do setor turístico que está sendo construída no município, é a construção do Centro de Eventos, fruto de uma parceria do Ministério do Turismo com o Governo Municipal.

TURISMO/EVENTOS
Atualmente as atividades mais desenvolvidas em Suzanápolis é o turismo de eventos, onde é realizado a tradicional Festa do Peão do Boiadeiro, Festa Junina do Fundo Social, Quermesse do Padroeiro Santo Antônio, Quermesse do Dias das Mães, Quermesse do Padroeiro do Bairro São Jorge, Suza-Folia (Carnaval) e outros eventos que atraem milhares de pessoas para a localidade. Muitos desses visitantes acabam ficando em casas de parentes e/ou amigos, no hotel do município, alugam ranchos, ou a maioria hospedam nos hotéis das cidades circunvizinhas.

TURISMO DE PESCA
Outra atividade turística bastante explorada é a pesca, onde os pescadores são atraídos pela diversidade de peixes, tais como o tucunaré, corvina, pacu, tilápia, porquinho e piau, que possuem no Rio São José dos Dourados, que somente em Suzanápolis tem uma extensão de 76,67km. É um rio com muitas corredeiras, favorecendo a piracema do dourado, peixe que antigamente era muito procurado neste rio, e atualmente é apenas parte da história e responsável pelo nome do rio.

TURISMO RELIGIOSO
O turismo religioso também se faz presente no município de Suzanápolis, através das igrejas que possuem e dos eventos tradicionais, como a tradicional Festa de Reis, realizada no mês de janeiro, com encontro de folia de reis. É também realizado no município o encontro do Dia Municipal do Evangélico, onde todas as igrejas evangélicas do município, em conjunto, realizam um grandioso evento com shows, teatros, praça de alimentação e pregação da palavra de Deus.

TURISMO ESPORTIVO
O setor de esporte também contribui para o desenvolvimento turístico, com a realização de campeonatos regionais e municipais em diversas categorias e modalidades. Destacamos o campeonato beneficente de futebol, campeonato municipal de futsal, passeio ciclístico da independência, racha de corrida de rua, encontro de aeromodelismo, copa Suzanápolis de handbeach e o campeonato municipal de handebol de férias. Outro grande atrativo é o Estádio Municipal Gervásio Durigan que é considerado o melhor campo da região e abriga os jogos do Esporte Clube Treze de Junho.

TURISMO ECOLÓGICO
A MATA DA SUZANA é outro ponto que desperta bastante a atenção dos visitantes. Esta mata possui 1.918,35 hectares, e um vasto repertório da fauna e flora e brasileira, onde o turista pode ficar em contato com esta natureza exuberante.

CASCATA DO JACUTINGA
O córrego é uma afluente do Jacutinga e nasce na Fazenda Santo Antônio em Suzanápolis, possuindo uma extensão de 2,7 km. Na sua nascente possui cinco lagoas que junto com várias minas de água contribuem para o escoamento ininterrupto de água. Por conta do terreno acidentado provocado por acidentes tectônicos no curso do córrego, há a formação de pequenas cascatas e piscinas naturais de água cristalina. A maior das quedas é a CASCATA DO JACUTINGA, que possui aproximadamente 1,5m de altura e na sua queda tem uma piscina natural de aproximadamente 32 metros quadrado. A cascata fica localizada na Fazenda Três Irmãos, e é um local bastante explorado por ciclistas e ambientalistas.

CASA DE MOMENTOS
A Casa de Momentos é uma obra do artista Antônio Carvalho dos Santos (Nenzinho), e suas artes são todas confeccionadas com materiais que são descartados no lixo, e nas mãos do artista são transformados em belas esculturas que moldam toda a casa. O turista vai se surpreender ao visitar esta verdadeira obra de arte.

ESTÁDIO GERVÁSIO DURIGAN
O Estádio Municipal Gervásio Durigan é considerado um dos melhores campos de futebol da região, em virtude de possuir um gramado de alto padrão. É um grande cartão de visita da localidade, sendo a casa do Esporte Clube Treze de Junho, principal time amador da cidade, e sua história tem mais de 50 anos.

CALENDÁRIOPERMANENTEDEEVENTOS

JANEIRO

Nome–CHEGADADEREIS
Tipo–
Eventoreligiosocultural
Data – Primeira quinzena de janeiro, por volta do dia 08
Local – Praça Salvador Ferreira, Igreja Matriz e Salão Paroquial
Público Estimado - 3 mil pessoas aproximadamente
Organização – Cia de Reis Fazenda Tapir
Descrição – Tradicional evento do calendário religioso que se inicia com a apresentação da Cia de Reis Fazenda Tapir, na Praça Salvador Ferreira, terço na Igreja Matriz e no final é servido um jantar a todos os presentes com os itens que foram doados pelos devotos de Santo Reis.

FEVEREIRO
Nome - SUZAFOLIA
Tipo -
Carnaval de Rua
Data - São cinco noites de evento e duas matinês (de sexta a terça-feira)
Local – Rua São João ao lado da Praça Salvador Ferreira
Público Estimado - 2 mil pessoas aproximadamente por noite
Organização – Setor de Esporte, Turismo e Lazer
Descrição – Um dos carnavais mais populares da região que conta com a apresentação de blocos, bateria de samba e show com banda todas as noites.

ABRIL
Nome – FESTA DE ANIVERSÁRIO DO BAIRRO SÃO JORGE
Tipo –
Show Artístico, evento religioso e esportivo
Data - Última semana do mês de abril
Local – Bairro São Jorge
Público Estimado – 2.500 pessoas aproximadamente
Organização – Setor de Esporte, Turismo e Lazer e Comunidade Católica Santo Antônio
Descrição – O evento se inicia com uma missa na Igreja do Bairro São Jorge, e na sequência acontece à tradicional quermesse e após show em comemoração as festividades. No domingo seguinte é realizado um torneio de futebol que marca o encerramento das festividades.

Nome – LEILÃO DE GADO DA APAE
Tipo –
Evento beneficente
Data – Primeira quinzena do mês de abril
Local – Centro Comunitário do CDHU
Público Estimado – 200 pessoas aproximadamente
Organização – APAE de Suzanápolis
Descrição – Evento beneficente onde é realizado leilão de gado e de outras prendas, além da venda de bebidas, frango assado e porções de carne.

Nome – ENCONTRO DE AEROMODELISMO
Tipo –
Esportivo
Data – Primeira quinzena do mês de abril
Local – Estádio Gervásio Durigan
Público Estimado – 260 pessoas aproximadamente
Organização – Prefeitura Municipal e Comércio Local
Descrição – Encontro que reúne os melhores pilotos do estado de São Paulo e consiste na exibição de manobras e exposição de réplicas de aviões e helicópteros.

Nome – BAILÃO FORRÓ DA MELHOR IDADE 1ª EDIÇÃO
Tipo –
Baile
Data – 21 de abril
Local – Clube da Melhor Idade
Público Estimado – 400 pessoas aproximadamente
Organização – Grupo Alegria da Melhor Idade
Descrição – Baile com apresentação de grupo artístico de forró que reúne centenas de idosos de toda a região que se organizam em caravanas em vêm participar do baile.

MAIO
Nome – QUERMESSE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MÃES
Tipo –
Tradição/Comemorativo
Data – Primeira quinzena do mês de Abril
Local – Praça Salvador Ferreira
Público Estimado – 1200 pessoas aproximadamente
Organização – Setor de Esporte, Turismo e Lazer e Comunidade Católica Santo Antônio
Descrição – Uma das quermesses mais tradicionais da região com show ao vivo, completo serviço de bar e sorteio de brindes para as mães.

Nome – RACHA DE CORRIDA DE RUA
Tipo –
Esportivo
Local – Largada e concentração na Praça Salvador Ferreira
Público Estimado – 150 pessoas aproximadamente
Organização – Setor de Esporte, Turismo e Lazer e equipe Suzanápolis Runner Team
Descrição – Mini Maratona que reúne competidores de toda a região.

JUNHO
Nome – QUERMESSE EM LOUVOR AO PADROEIRO SANTO ANTÔNIO
Tipo –
Tradição/Comemorativo
Data – Primeira quinzena do mês de junho.
Local – Praça Salvador Ferreira
Público Estimado – 2800 pessoas aproximadamente
Organização – Setor de Esporte, Turismo e Lazer e Comunidade Católica Santo Antônio
Descrição – Maior quermesse realizada no município e uma das mais tradicionais da região com show de artista renomado e completo serviço de bar, onde é vendido frango assado, porções de frango a passarinho, carne assada com mandioca e porções de batata curtida ao vinagre.

Nome – LEILÃO DE GADO DA COMUNIDADE SANTO ANTÔNIO
Tipo –
Beneficente
Local – Centro Comunitário do CDHU
Público Estimado – 300 pessoas aproximadamente
Organização – Comunidade Católica Santo Antônio
Descrição – Evento beneficente onde é realizado leilão de gado e de outras prendas, além de almoço e show ao vivo.

Nome – FESTA DO PEÃO DE BOIADEIRO
Tipo –
Tradição/Comemorativo/Sertanejo
Data – Meio do mês de junho.
Local – Recinto de Festas
Público Estimado – 4.000 pessoas aproximadamente por noite
Organização – Setor de Esporte, Turismo e Lazer
Descrição – Uma das maiores festas de peão da região oeste paulista com rodeio em touros, praça de alimentação, shows de artistas renomados e regionais, e os melhores nomes do rodeio nacional.

Nome – CAVALGADA
Tipo –
Tradição/Comemorativo/Sertanejo
Data – Meio do mês de junho.
Local – Saída do bairro São Jorge e chegada no Centro Comunitário do CDHU
Público Estimado – 2.800 pessoas aproximadamente
Organização – Setor de Esporte, Turismo e Lazer
Descrição – A cavalgada reúne centenas de comitivas e após a chegada é realizada a tradicional queima do alho, e show com moda de viola.

Nome – JOGO BENEFICENTE DOS PROFISSIONAIS
Tipo –
Esportivo/Beneficente
Data – 13 de Junho.
Local – Estádio Gervásio Durigan
Público Estimado – 200 pessoas aproximadamente
Organização – Setor de Esporte, Turismo e Lazer
Descrição – Jogo que reúne uma equipe profissional ou atletas ou ex-atletas profissionais que formam um selecionado, e disputam com a tradicional equipe de Suzanápolis, o Esporte Clube Treze de Junho.

Nome – JUNINÃO
Tipo –
Tradição/Comemorativo
Data – Segunda quinzena de junho.
Local – Praça Salvador Ferreira
Público Estimado – 2.000 pessoas aproximadamente
Organização – Departamento de Educação e Cultura e entidades locais
Descrição – O JUNINÂO foi criado no ano de 2017, e é uma festa Junina com várias barracas que vendem comidas, bebidas e jogos típicos dos festejos juninos, além de apresentações de danças e músicas, e após grande show.

JULHO
Nome – FESTA JULINA DO FUNDO SOCIAL
Tipo –
Tradição/Comemorativo
Data – Primeira quinzena do mês de julho.
Local – Praça Salvador Ferreira
Público Estimado – 3.000 pessoas aproximadamente
Organização – Fundo Social de Solidariedade e diversos setores da administração municipal
Descrição – Maior festa Julina da região com comidas e bebidas típicas dos festejos julinos, tudo servido gratuitamente.

Nome – BAILÃO FORRÓ DA MELHOR IDADE 2ª EDIÇÃO
Tipo –
Baile
Data – 07 de Julho
Local – Clube da Melhor Idade
Público Estimado – 400 pessoas aproximadamente
Organização – Grupo Alegria da Melhor Idade
Descrição – Baile com apresentação de grupo artístico de forró, que reúne centenas de idosos de toda a região, que se organizam em caravanas, e vêm participar do baile.

AGOSTO
Nome – COPA SUZANÁPOLIS DE FUTEBOL
Tipo –
Esportivo
Local – Estádio Gervásio Durigan
Público Estimado – 200 pessoas por jogo
Organização – Setor de Esporte, Turismo e Lazer
Descrição – Campeonato de Futebol regional que atrai equipes e pessoas do município, da região e do estado do Mato Grosso do Sul, a cada edição é homenageado in memórian, uma figura marcante do esporte suzanapolense.

SETEMBRO
Nome – CAMPEONATO BENEFICENTE DE FUTEBOL
Tipo –
Esportivo/Beneficente
Local – Estádio Gervásio Durigan
Público Estimado – 200 pessoas por jogo
Organização – Setor de Esporte, Turismo e Lazer
Descrição – Campeonato de Futebol nas categorias master e livre, onde cada jogador deve doar um alimento na inscrição, e aqueles que sofrerem cartão amarelo doam 1 litro de óleo, e um pacote de arroz quando for cartão vermelho.

OUTUBRO
Nome – COMEMORAÇÃO AO DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
Tipo –
Tradição/Religioso
Data – Dia 12 de outubro.
Local – Igreja Matriz e Imagem de Nossa Senhora Aparecida
Público Estimado – 300 pessoas aproximadamente
Organização – Comunidade Católica Santo Antônio
Descrição – Missa em comemoração ao dia de Nossa Senhora Aparecida, carreata pelas ruas da cidade e chegada até a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que fica localizada na entrada do município.

Nome – FESTA DO DIA DAS CRIANÇAS
Tipo –
Tradição/Comemorativo
Data – Dia 12 de outubro.
Local – Praça Salvador Ferreira
Público Estimado – 3.000 pessoas aproximadamente
Organização – Fundo Social de Solidariedade e diversos setores da administração municipal
Descrição – Evento em comemoração ao dia das crianças. Na ocasião é servido bolo, cachorro quente, algodão doce, pipoca, refrigerante, e vários brinquedos para as crianças, tudo gratuitamente.

Nome – BAILÃO FORRÓ DA MELHOR IDADE 3ª EDIÇÃO
Tipo –
Baile
Data – 13 de outubro
Local – Clube da Melhor Idade
Público Estimado – 400 pessoas aproximadamente
Organização – Grupo Alegria da Melhor Idade
Descrição – Baile com apresentação de grupo artístico de forró, que reúne centenas de idosos de toda a região, que se organizam em caravanas, e vêm participar do baile.

DEZEMBRO
Nome – PROJETO NATAL ILUMINADO
Tipo –
Tradição/Comemorativo
Data – Primeira semana do mês de dezembro.
Local – Praça Salvador Ferreira
Público Estimado – 2.000 pessoas aproximadamente
Organização – Fundo Social de Solidariedade e diversos setores da Administração Municipal
Descrição – O Projeto Natal Iluminado consiste na confecção de vários enfeites natalinos durante o segundo semestre do ano, sendo que na primeira semana de dezembro é realizado na Praça Salvador Ferreira, a Inauguração dos enfeites com show ao vivo.

Nome – NOITE DE LOUVOR E ADORAÇÃO (DIA DO EVANGÉLICO)
Tipo –
Tradição/Comemorativo
Data – Primeira semana do mês de dezembro.
Local – Praça Salvador Ferreira
Público Estimado – 1.200 pessoas aproximadamente
Organização – Prefeitura Municipal e Igrejas Evangélicas do município
Descrição – Um evento que conta com a participação da maioria das igrejas evangélicas do município, que montam uma praça de alimentação com comidas, bebidas e doces, além da apresentação de teatros, danças, músicas e pregações, o evento é encerrado com um show de uma atração gospel, reconhecida nacional ou regionalmente.

Nome – CHEGADA DO PAPAI NOEL
Tipo –
Tradição/Comemorativo
Data – Segunda semana do mês de dezembro.
Local – Centro Cultural do Bairro São Jorge e Estádio Gervásio Durigan
Público Estimado – 3.000 pessoas aproximadamente
Organização – Fundo Social de Solidariedade e diversos setores da Administração Municipal
Descrição – A Chegada do Papai Noel consiste na doação de brinquedos e balas para as crianças, onde é realizado primeiramente no bairro São Jorge, e depois no Estádio Gervásio Durigan.

Nome – FESTIVIDADES DE FINAL DE ANO
Tipo –
Tradição/Comemorativo
Data – Segunda quinzena de dezembro.
Local – Praça Salvador Ferreira
Público Estimado – Média de 3.200 pessoas por noite
Organização – Setor de Esportes, Turismo e Lazer
Descrição – As festividades do final de ano é um dos maiores e mais esperados eventos da região, onde são realizados entre os dias 23 e 25, shows em comemoração ao Natal, e nos dias 29 e 30 shows que visam comemorar o final, e a chegada do Ano Novo.

Nome – REVEILLON
Tipo –
Tradição/Comemorativo
Data – 31 de dezembro.
Local – Praça Salvador Ferreira
Público Estimado – Média de 4.000 pessoas por noite
Organização – Setor de Esportes, Turismo e Lazer
Descrição – O Reveillon de Suzanápolis é marcado por grandes shows, queima de fogos e a presença de muitos turistas, já que é tradicional no município, e sempre é realizada uma grande festa.

CENTRO DE INFORMAÇÕES AO TURISTA E PREFEITURA MUNICIPAL: (18) 3706-9000
Apoio: COMTUR - CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DE SUZANÁPOLIS
Fonte: Renato Antônio Veiga dos Santos Pereira | Presidente do CONTUR
Colaboração: Prefeitura Municipal