ATRAÇÕES TURÍSTICAS


SANTA ALBERTINA - BONITA POR NATUREZA

A cidade de Santa Albertina, localizada as margens do Rio Grande e seus afluentes, cercada por uma natureza exuberante, oferece aos turistas que aqui aportam, um maravilhoso encontro com espécies típicas da nossa fauna e flora. O visitante, além de desfrutar de muito ar puro, tem ao seu dispor muita tranquilidade e lazer na Orla desse belíssimo rio. Para quem aprecia uma boa pescaria ou um refrescante banho de rio, pescar e aproveitar a linda praia de água doce e cristalina, com certeza, terá momentos de puro lazer e relax, com muito sol e segurança.

BIODIVERSIDADE
Como em maior parte do Noroeste Paulista, o município de Santa Albertina está inserido em sua totalidade no bioma da Mata Atlântica. Estima-se que, em Santa Albertina, cerca de 3% ainda resiste na forma de mata secundária (já alterada pelo homem), o que corresponde aproximadamente cerca de oitenta e cinco hectares. Essa redução nas matas da região reduziu significativamente a biodiversidade, embora algumas espécies sejam relativamente comuns como: a Arara-canindé, o Papagaio e o Periquito, o Tucano, a Garça branca grande, o Gavião, o Tamanduá-bandeira, o Tatu-bola, a Capivara, o Sagui e o Macaco Prego, por serem, ou espécies mais generalistas ou que se beneficiaram e não foram afetadas com o surgimento das pastagens. A existência dessas espécies em nossas matas, tem atraído muitos turistas de toda a região, que desejam ver ou conhecer os diversos tipos desses exemplares.

ATRATIVOS/NATURAIS | BALNEÁRIO MUNICIPAL

PRAINHA – RIO GRANDE

O Balneário Municipal Vereador Antônio de Souza Barbosa, localizado às margens do Rio Grande, e mais conhecido como a “prainha - Rio Grande” é muito frequentada por pessoas da cidade e de toda a região, com ponto de saída da Balsa, que realiza a travessia para o Estado de Minas Gerais. O Parque fica a 10 km do centro urbano do município, e é um excelente local para passar momentos de lazer, onde homem e natureza convivem em harmonia, podendo estar em contato com pequenos animais, como o Saguí e Macaco prego, e uma grande variedade de pássaros. No local há lanchonete e outros pontos de encontros para os visitantes, pois o espaço é dotado de quiosques com churrasqueira, pia, sanitários com duchas e área de camping, além de ser também, bastante propício para Banho, Pesca e a prática de Esportes Náuticos.

CÓRREGO DO ARARA/ECOTURISMO
O Córrego do Arara, ainda intacto, possui potencial elevado para pratica do ecoturismo, tendo na sua formação hídrica, uma corredeira propiciando a pratica de esportes náuticos radicais. Além de uma natureza exuberante e mata ciliar em bom estado de conservação.

LAGOINHA/ECOTURISMO
O Córrego do Retrato, de propriedade particular, tem a natureza em seu perfeito estado de conservação, sendo um local de encher os olhos dos amantes do ecoturismo.

ATRATIVOS/ARQUITETÔNICOS

PORTAL DA CIDADE I

Explorando o tema sobre a pesca esportiva e esportes náuticos, o Monumento tem como objetivo destacar o potencial piscoso e esportivo nas águas do Rio Grande, com esculturas construídas em ferro com base em concreto, e pintadas com tinta especial própria para exposição ao tempo. No local onde está construído o monumento conta com iluminação e paisagismo especial, e é ponto certo de parada dos turistas para tirar fotos.
Tipo - Monumento
Nome - Portal de Santa Albertina
Localização -Trevo de entrada da cidade

PORTAL DA CIDADE II
Este Portal foi construído em estilo arquitetônico moderno,  contendo em letras garrafais, a tradicional mensagem  de Boas Vindas aos visitantes que chegam a Santa Albertina. Por sua beleza original, também é parada dos turistas para tirar fotos.
Tipo - Monumento.
Nome - Portal de Boas Vindas
Localização - Trevo de entrada da cidade.

IGREJA MATRIZ
A primeira construção da Igreja ocorreu em junho de 1948. Na década de 1960 foi construída uma nova Igreja na mesma praça, sofrendo a construção antiga a sua demolição, e nos dias de hoje, após reforma com ricos detalhes de pinturas em vitrais e paredes, a Igreja Matriz é um atrativo a parte para os fiéis e visitantes, que chegam em nosso município.
Tipo: Arquitetônico/Histórico/Cultural
Nome: Igreja Matriz de Santa Albertina
Localização: Praça da Matriz

PORTO FLUVIAL/BALSA
O Porto de Santa Albertina é um local onde a balsa embarca e desembarca veículos fazendo diariamente a travessia do Rio Grande, entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. O local mantém as tradições, como um comércio, cuja peculiaridade é o atendimento típico de mercearias rurais de outrora, sendo, também, um ponto especial para o encontro de amigos e turistas.
Tipo: Navegação/Transporte
Nome: Porto de Santa Albertina
Localização: Às margens do Rio Grande (10 km do centro urbano)

ATRATIVOS/TURÍSTICOS

FESTA REIS/ENCONTRO DE BANDEIRAS

No município, sempre na primeira quinzena de janeiro, nas proximidades do dia 06, é realizada a manifestação de Folias de Reis, cuja ideia é a de homenagear os três reis magos, que segundo a Bíblia, caminharam durante dias para visitar o menino Jesus. As roupas coloridas e as máscaras dos palhaços também chamam a atenção. O ponto forte do encontro é a devoção e a fé do povo.

CAVALGADA DE SÃO SEBASTIÃO
Na segunda quinzena de Janeiro, nas proximidades do dia 20, ocorre a tradicional cavalgada em homenagem a São Sebastião, que reúne cavaleiros e amazonas de todas as idades, e que é realizada há mais de trinta anos. São Sebastião é o santo padroeiro dos ruralistas, e invocado pelos fiéis aflitos contra a peste, fome e epidemias.

CARNAVAL – BERTINA FOLIA
A atual administração está resgatando a tradição do “Carnaval de Rua” no município. Com o apoio do COMTUR e da municipalidade, foi realizado o 1º “Bertina Folia”, em Fevereiro deste ano, com estrondoso sucesso, já que os foliões puderam se divertir num clima ordeiro e pacífico durante três noites de pura alegria.

PASSEIO CICLÍSTICO
Passeio ciclístico envolvendo a comunidade em uma ação não só esportiva, mais também de cunho social, onde à arrecadação de alimentos não perecíveis são destinados às entidades filantrópicas da cidade.
 
ANIVERSÁRIO DA CIDADE
No dia 24 de junho, é comemorado o aniversário do município, pois foi nesta data, em 1948, que foi lançada a pedra fundamental do povoado e erguido um cruzeiro. A comemoração anual é feita com a realização de “shows”, “forrós”, jogos de futebol, cavalgada e outras atividades, para deleite da população.

FESTA DO PEÃO/RODEIO
A festa é uma realização, há mais de quarenta anos, da Associação “Espora Batida”, e conta com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal do município. Tradicional na região, o profissionalismo do rodeio sempre foi destaque, trazendo sempre os melhores peões e conceituadas tropas e boiadas. Outro ponto de destaque é a grade de “shows”, que busca sempre agradar a todos os segmentos da sociedade.

ATRATIVO/CULTURAL

EXPRESSÃO AFRO-BRASILEIRA

Atividades de expressão cultural Afro-brasileira, que mistura arte marcial, esporte, cultura e musicalidade, incentivada também pelo governo municipal de Santa Albertina.

ASSOCIAÇÃO DA MELHOR IDADE
Os cidadãos de “3ª Idade” do município são prendados por terem uma Associação forte e dinâmica, com realização de eventos e ações diversas, como aulas de atividades físicas, desfiles, bailes, jantares e visitas à locais de interesse geral.

TURISMO/AVENTURA

GAIOLA CLUBE

O “Gaiola Clube” é uma associação de amigos que tem como paixão aventurar-se pela natureza, pilotando carros adaptados, conhecidos como “gaiolas”, que é um veículo automotor, de pequeno porte, geralmente sem portas ou cobertura, que permite a locomoção, para fins recreativos, sobre terrenos inusitados, tais como dunas, areia, grama, barro, etc. Além disso, os membros participam de atividades socioambientais, como mutirão de recolhimento de lixo em áreas de preservação, em parceria com a prefeitura municipal.

TURISMO/PESCA
A pesca no município de Santa Albertina ocupa um local de destaque. A grande potencialidade hídrica do município proporciona aos pescadores uma grande diversidade de espécie de peixe, além de uma exuberante paisagem que fazem com que os que por aqui passam não se esqueçam deste memorável passeio.

PESCA/ESPORTIVA
O tradicional e famoso Torneio de Pesca Esportiva ao Tucunaré de Santa Albertina atrai amantes da pesca esportiva de várias regiões do estado de São Paulo, e de outros estados. A última edição, em abril de 2017, contou com a participação de 65 duplas de competidores.

GASTRONOMIA/PRATOS TÍPICOS
Quando o assunto é gastronomia local, Santa Albertina destaca-se pela grande variedade de pratos elaborados a base de peixes tipicamente de nossa região. Dentre eles destacamos o Parmeggio Rio Grande, um prato a base de filé de Tucunaré à Parmegiana, acompanhado de arroz ao leite de coco e bananas empanadas.

GASTRONOMIA/DELÍCIAS CASEIRAS
Tratando se de delícias, o comércio informal também é bem variado, pois contamos com delícias locais e caseiras, de arrancar suspiros ao serem degustadas. Quem nunca comeu o delicioso Fofinho da Raquel, saboreou os Bolos e doces da Zu, a pamonha do Dircineu, ou se deslumbrou com os trabalhos de confeitaria da Simone Melo Oliveira. Citamos aqui apenas alguns exemplos, mas o comércio informal do município é bem diversificado e oferece a moradores e turistas uma experiência não só gastronômica, mas de vínculos afetivos que quem por aqui passa sempre retorna.

ATRATIVO/GASTRONOMIA/RURAL

DIRCINEU DA PAMONHA

Pamonhas, bolos e curais artesanais preparados por uma família de agricultores que além de nos proporcionar a degustação desses deliciosos produtos, ainda fomenta a economia informal em nosso município, gerando empregos diretos e indiretos.

FEIRA AO AR LIVRE
Tradicional Feira Livre, realizada em Praça pública, onde contamos com a comercialização de vários produtos do gênero alimentício, artesanal e decorativo, o que impulsiona a atividade econômico-social do município.

ESTRUTURA/ EVENTOS

Recinto de Festas do Peão de Boiadeiro de Santa Albertina

Área coberta: 1.200 m²
Área descoberta: 40.000 m²
Capacidade de lotação: 10 mil pessoas
Estrutura/Apoio: Palco, arena, arquibancadas, banheiros - estacionamento.

Centro Comunitário Vereador José Rodrigues Filho
Área coberta: 1.500 m²
Capacidade de lotação: 2 mil pessoas
Localização: Avenida Francisco Schimidt, 1.330
Estrutura/Apoio: salão, palco, pista de dança, camarins, banheiros e estacionamento.

Praça Orlando Salioni.
Área coberta: 300 m²
Capacidade de lotação: 200 pessoas
Localização: Conjunto Habitacional “Antônio Valério Neves”
Estrutura/Apoio: cozinha, churrasqueira, área coberta, academia ao ar livre, mini-campo e banheiros.

INFRAESTRUTURA/TERRESTRE/MARÍTIMA

Estacionamento para Ônibus de Turismo

Quantidade - 01
Capacidade - 30 veículos
MARINA/NA ÁREA DE LAZER
Quantidade - 01
Capacidade - 10 barcos
GARAGEM/NÁUTICA
Quantidade - 01
Capacidade - 20 barcos

OPÇÕES/HOSPEDAGEM

Pousada Rancho Bacuri
Endereço: Margem do Rio Grande
Localização: Área Rural – 8 km do centro urbano
Telefone: (17) 99773-0421
Número de Chalés: 05, com ar condicionado e TV.
Número de Quiosques: 05, com pia, iluminação, mesa e churrasqueira. Café da manhã, playground, mini-campo de futebol, restaurante rústico com comida caseira localizado na “barranca” do Rio Grande, estacionamento.
Local paradisíaco em sintonia direta com a natureza onde você pode desfrutar de beleza inigualável, com muita tranquilidade.

Hotel Rio Grande
Endereço: Avenida Francisco Schimidt, 805
Localização: Centro
Telefone: (17) 3633-1172 / 3633-0239
Celular: (17) 99713-5849
Número de apartamentos: 15

SERVIÇOS/ALIMENTAÇÃO

Restaurante e Lanchonete da Prainha

Endereço: Rodovia Armindo Pilhalarmi
Localização: 10 km do Centro Urbano
Telefone: (17) 99622-7150
Tipo: Comida caseira típica regional, e culinária a base de peixe.
Capacidade de lotação: 250 pessoas.

EMPREENDIMENTOS/IMOBILIÁRIOS

Contemplada com locais de rara beleza natural, e coroada com o magnífico Rio Grande, Santa Albertina está servida de vários empreendimentos imobiliários para melhor acolher quem aqui queira investir. Hoje o cenário da construção civil no município está em expansão continua e aguardando por novos investimentos.

RANCHOS/ALUGUEL
A cidade de Santa Albertina conta com cerca de 20 ranchos para locação, dotados de ar-condicionado, freezer, geladeira, cozinha totalmente equipada, churrasqueira e piscina. Bem localizados, a maioria às margens do Rio Grande, cada empreendimento acomoda, em média, 10 pessoas confortavelmente.
Informações: 17-3633-1174

OPÇÕES/HOSPEDAGEM/REGIONAL

Grandes Lagos Park Hotel

Endereço: Rua Airton Senna da Silva, 376 - Jardim Estados Unidos, Jales – SP.
Localização: Distante 30 km do Centro de Santa Albertina
Telefone: (17) 3632-1247
Número de Apartamentos: 60
  
Jales Center Hotel
Endereço: Av. Francisco Jales, 2431 - Centro, Jales – SP.
Localização: Distante 30 km do Centro de Santa Albertina
Telefone: (17) 3622-3200
Número de Apartamentos: 41

Portal da Mata
Endereço: Rodovia Euclides da Cunha, Km 622, s/n, Santa Fé do Sul – SP.
Localização: Distante 35 km do Centro de Santa Albertina
Telefone: (17) 3641-1575
Número de Apartamentos: 14

San Gennaro Hotel
Endereço: Rua Cinco, 1565, Santa Fé do Sul - SP
Localização: Distante 35 km do Centro de Santa Albertina
Telefone: (17) 3641-2440 - (17) 99661-5990
Número de Apartamentos: 08

CALENDÁRIO DE EVENTOS

JANEIRO

FESTA DE REIS/ENCONTRO DE BANDEIRAS
Tipo: Folclórico
Data: primeira quinzena do mês de janeiro
Local: Vias públicas
Público estimado: 1.000 pessoas
Organização: Prefeitura Municipal/Setor de Cultura e Turismo
CAVALGADA DE SÃO SEBASTIÃO
Tipo: Turismo Religioso
Data: segunda quinzena do mês de janeiro
Local: Vias públicas
Público estimado: 3.000 pessoas
Organização: Prefeitura Municipal/Setor de Cultura e Turismo.

FEVEREIRO
CARNAVAL/BERTINA FOLIA

Tipo: Cultura
Data: segunda quinzena do mês de fevereiro
Local: Vias públicas
Público diário estimado: 3.000 pessoas
Organização: Prefeitura Municipal/Setor de Cultura e Turismo.

ABRIL
TORNEIO DE PESCA ESPORTIVA

Tipo: Competição
Data: Primeira quinzena do mês de abril
Local: Prainha de Santa Albertina
Publico estimado: 2 mil pessoas
Organização: Prefeitura Municipal/Setor de Turismo.
PASSEIO CICLÍSTICO
Tipo: Esporte, Recreação e Lazer.
Data: primeira quinzena do mês de abril
Local: Vias públicas
Público estimado: 200 pessoas
Organização: Prefeitura Municipal/Setor de Cultura e Turismo.

JUNHO
ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Tipo: Comemorações e Lazer.
Data: segunda quinzena do mês de junho
Local: Vias públicas
Público estimado: 2.000 pessoas
Organização: Prefeitura Municipal/Setor de Cultura e Turismo.

JULHO
FESTA DO PEÃO/RODEIO

Tipo: Exposição com Montaria em Touros e Cavalos, e desfiles.
Data: segunda quinzena do mês de julho
Local: Recinto de Festas
Publico diário estimado: 5.000 mil pessoas

OUTUBRO
DIA DAS CRIANÇAS

Tipo: Festa Comemorativa ao Dia das Crianças, com diversas atrações para a garotada.
Data: Dia 12

DEZEMBRO
REVEILLON

Tipo: Festa Comemorativa à chegada de um novo ano.
Data: Dia 31

CIRCUITO TURÍSTICO/ESPELHO D’ÁGUA

Quantidade de Municípios: 07 – Rubineia Santa Fé do Sul Santa Clara d’Oeste Três Fronteiras Santa Rita d’Oeste Palmeira d’Oeste e Santa Albertina.
- Sede e Presidência: Município de Rubineia
- Secretaria Executiva: Estância de Santa Fé do Sul.
-Data da criação: Março/2009, pelos gestores de Turismo, Carlos Fernando da Silva (Rubineia), e João Roberto Arcalá (Santa Fé do Sul), visando consolidar a regionalização do turismo.

SERVIÇO/APOIO AO TURISTA

Serviço de Informações Turísticas

Atendimento: De segunda a sexta-feira das 08h00 as 17h00
Aos sábados, domingos e feriados das 08h00 as 14h00
Telefone: (17) 99642-50882
Endereço: Rua Armindo Pilhalarmi nº 1121

Fonte dos Textos e Fotos:

- Ana Patrícia de Freitas – Turismóloga - Chefe do Setor de Turismo.
- Harrisson Cassius M. Lira – Assessor de Comunicação da Prefeitura.
- COMTUR – Conselho Municipal de Turismo.