ATRAÇÕES TURÍSTICAS


PAULO DE FARIA - UMA CIDADE COM GRANDES ATRAÇÕES

A cidade de Paulo de Faria é banhada pelo Rio Grande, que compõe belíssimas paisagens, além de uma natureza, fauna e flora, exuberantes. As características socioculturais do lugar são marcadas pelos grupos de dança caipira, de catira e de Folia de Reis. As comemorações mais apreciadas são: a Festa do Peão, considerada a segunda mais antiga do Brasil, os encontros de Bandeiras e de Catira, e a Festa do Padroeiro Senhor Bom Jesus. Mas, também são notáveis, atraindo grande público, as festas que acontecem na Praça Central, como por exemplo, o Carnaval e o Juninão, o espetáculo de Ballet da Casa de Cultura, e a chegada do Papai Noel, na Praça da Matriz. Outros passeios são: a visita às Igrejas ou ao Recinto de Exposições, pescarias e passeios de barco no Rio Grande, banho e piquenique na Cachoeirinha.

ATRATIVOS/NATURAIS

PRAIA MUNICIPAL

Na cidade de Paulo de Faria, o turismo é abundante pelas maravilhosas paisagens que a natureza proporciona. Próximo ao centro da cidade, temos a Prainha artificial, as margens do Rio Grande, que oferece recreação aos moradores e visitantes. O lugar possui área para banhistas, piscina, restaurante e quiosques para o lazer de todos.

ESTAÇÃO ECOLÓGICA
Há um pouco mais de 30 km do centro da cidade de Paulo de Faria, o turista encontra a Estação Ecológica localizada às margens do reservatório formado pela barragem de Água Vermelha, na Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo/Grande. A Estação Ecológica de Paulo de Faria, com 435 hectares de área, tem relevo de colinas, mata nativa de angico, maria-mole, aroeira, ipê-branco, cedro, copaíba, jequitibá, jatobá e peroba-rosa e ambiente favorável ao aparecimento de animais como macaco-prego, bugio do cerrado, sagui do tufo preto e tamanduá-bandeira. O Parque é muito procurado para caminhadas e piquenique.

PROJETO PIRACANJUBA
Trata-se de um projeto ambiental, que é realizado no mês de setembro, com muitas atividades recreativas e de conscientização da importância do nosso ecossistema

ATRATIVO/TRANSPORTE

BALSA/TRAVESSIA

Localizada no Rio Grande, divisa entre o estado de São Paulo e Minas Gerais, a balsa faz a travessia de carros, motos, caminhões e ônibus, entre os municípios de Paulo de Faria e Itapagipe, em Minas Gerais.

TURISMO/RELIGIOSO

IGREJA DE SANTOS REIS

É nesta Igreja que acontece todos os anos, a mais de 25 anos, o Encontro das Bandeiras de Reis. Este evento religioso, que atrai centenas de devotos dos Três Reis Magos, onde pagando suas promessas, promovem uma grande festa com muita fartura de música, cultura e gastronomia típica das Folias de Reis, com o oferecimento de um imenso almoço, gratuito a todos os visitantes.
Este evento conta com a presença de diversas. Companhias de Reis que se apresentam para o público.

IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO

É o local onde acontecem os eventos religiosos tradicionais, mas, os mais importantes são a comemoração do dia de São Sebastião, e a Festa do Milho.

CORPUS CHRISTI
Este evento religioso é organizado todos os anos, pela comunidade católica, e conta com a celebração de missas e também com a tradicional procissão, com parte das ruas enfeitadas pelos fiéis.

ATRATIVO/CULTURAL

CARNAVAL/RUA

Um dos melhores carnavais de rua em toda a região, o evento conta com várias apresentações e muita gente animada. Na data, a cidade fica muito movimentada com o fluxo de turistas.
Características:
- Cada noite conta com um show diferente.
- Conta com desfile de blocos carnavalescos.
- Decoração Típica.
- Praça de Alimentação.
Sábado de Aleluia:
- A data conta com show comemorativo.

CASA DA CULTURA
A Casa da Cultura Professor José Vasconcelos Rezende, está localizada estrategicamente próxima a escolas e ao Ginásio de Esportes da cidade. A Casa da Cultura congrega as ações da cultura e também as aulas do Projeto Guri.
Contato - Fone - 17-3292.706
Localização - Rua Zenha Ribeiro, 1190

FESTIVAL DE BALLET
Os espetáculos são realizados em comemoração ao aniversário da cidade de Paulo de Faria, fazendo parte do calendário cultural e festivo do município. Cada ano, uma apresentação diferente que te leva para um mundo de encanto e magia.

ARTESANATO
O artesanato produzido pelos artesãos de Paulo de Faria traz muita confecção de roupas em couro, tipo country, além de produzirem as mais variadas figuras de animais, que são esculpidos em madeira.

ATRATIVO/FOLCLÓRICO/CULTURAL

DANÇA DA CATIRA

A Catira é uma Dança Regional Folclórica muito apreciada pelos habitantes locais, e admirada pelos visitantes que vem assistir as diversas apresentações. No município de Paulo de Faria, existem diversos grupos de catireiros que se apresentam na cidade e na região, levando essa expressão folclórica, a resistir de geração em geração, de várias maneiras, até chegar aos nossos dias. Os Catireiros do Bairro do Cedro, que são os mais tradicionais, já foram tricampeões na modalidade Dança Catira, no ano de 1962, representando a cidade de Paulo de Faria.

TURISMO/GASTRONÔMICO/CULTURAL

LINGUIÇA CUIABANA

Ela é figurinha cativa na maior parte dos churrascos feitos na região. Da mais requintada churrascaria ao mais simples bar que vende espetos, está sempre na grelha, apetitosa. A cuiabana mistura leite na sua composição e tem variações: de queijo, legumes ou carne, numa receita inédita. É uma preferência regional e, apesar do nome, não tem nada a ver com a capital mato-grossense. A cuiabana é paulista, mais precisamente do Interior de São Paulo, de Paulo de Faria.

QUENGA/CORUJA
Em Paulo de Faria, existem vários pratos que são consumidos com receitas originais da cidade, como “A Quenga” que é um prato muito conhecido na região, e é feito com um creme de milho com frango.  Outro prato muito consumido, e que possui também uma tradição, é o doce chamado “Coruja”, um pudim de pão com frutas cristalizadas.
Tal iguaria teve início com a senhora Lourdes Ribeiro, e eternizado em nossa cidade, pela doceira famosa “Dona Toca” (Florispina Ferreira Goulart).

NAVIO RESTAURANTE
Um belo empreendimento que está sendo concluído para ser Restaurante, Casa de Shows, e local para realização de Congressos e Encontros Empresariais. Totalmente construído e equipado, com cozinha, fogões industriais, câmaras frias, camarins, palco, bar e espaço para restaurante. Este empreendimento fica localizado a 200 metros da Praia.

TURISMO/EVENTOS

JUNINÃO

Tradicional evento caipira, que é realizado anualmente no mês de junho. A festa conta com danças tradicionais, barracas típicas e muita gente animada. Todo ano a organização do evento, traz uma atração diferente para animar a população e os turistas.

CAVALGADA RURAL
Evento organizado pelo Sindicato Rural da cidade, e que envolve todos os tradicionais tropeiros e comitivas da cidade e da região. Já é uma tradição a realização da cavalgada, há uma semana antes do rodeio. Os organizadores deste evento buscam sempre apoiar alguma entidade local.

FESTA DE PEÃO/RODEIO
A cidade de Paulo de Faria é considerada o Berço do Rodeio em Touros, sendo este um dos mais tradicionais rodeios do Brasil. Realizado geralmente no mês de julho, a festa conta com várias provas e as melhores montarias. Todos os anos, na madrugada que antecede o rodeio é realizada a alvorada, um desfile pela cidade com peões, rainha, princesa e madrinha do rodeio, com muitos fogos de artifícios e carros de som, anunciando a chegada do rodeio. No domingo de manhã, acontece o desfile alegórico ao rodeio.
Local - Recinto Luiz Paulo de Almeida
Capacidade - Público de 8.522 pessoas (área referente a camarote, arquibancada e arena).
Endereço - Avenida Theófilo Joaquim Ribeiro, 183

QUERMESSE
Durante todo o mês de agosto, nos finais de semana, acontece à festa do padroeiro, com shows, leilões, e barracas com comidas típicas.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE
Na praça principal da cidade é montado um palco para que as pessoas possam assistir e comemorar, o aniversário do município. Neste palco, ao ritmo de shows e apresentações, a população local, encontra muita diversão e lazer. Tudo rodeado por espetaculares queima de fogos de artifício.

CHEGADA DO PAPAI NOEL
A chegada do Papai Noel, é um grande evento realizado pela prefeitura, com o apoio do Fundo Social de Solidariedade de Paulo de Faria. Várias equipes de voluntários e amigos, levam todas  as crianças presentes ao evento, para tirarem fotos com o Papai Noel, e visitarem a Casa do Papai Noel. São ainda, distribuídas para todas as crianças, balas, brinquedos e bolas.

RÉVEILLON
Na praça principal da cidade, é montado um palco para que as pessoas possam passar a virada do ano, com muita alegria, ao ritmo de música e dança. - Características:
- É contratado show, e DJ para animar a festa.
- É realizado o show na Praça da Matriz.
- A segurança fica por conta da Polícia Militar e seguranças contratados.
- Realização de sensacional Queima de Fogos.

CALENDÁRIO DE EVENTOS

JANEIRO

FESTA DE REIS

Dia 14 – Encontro de Bandeiras de Santos Reis.
Realização – Associação dos Três Reis Magos do Oriente.
Local – Rua Seis, nº 1465.

CAMPEONATO DE FÉRIAS
Dia 15 – Inicio do Campeonato Municipal de Férias.
Local – Ginásio de Esportes Almiro José da Costa Freitas.

FEVEREIRO

CARNAVAL

Carnaval da Família, com a participação dos foliões da cidade.
Local – Praça Peregrino Beneli.
Dia 15 – Encerramento do Campeonato Municipal de Férias.
Local – Ginásio de Esportes Almiro José da Costa Freitas.

MAIO

SÁBADO DE ALELUIA

Evento religioso comemorativo, com a apresentação de shows e diversas atrações.
Local – Praça da Matriz.

JUNHO

CORPUS CHRISTI

Evento Religioso, realizado pela comunidade católica, com a celebração de Missa e a Tradicional Procissão.
Local – Praça da Matriz.

JUNINÃO
Dia 13 – Tradicional Festa Junina, com apresentação de danças folclóricas e comidas típicas.
Local – Praça da Matriz.

FESTA DO PEÃO/RODEIO
O maior evento em montarias da região.
Local – Recinto de Exposições Luiz Paulo de Almeida.

CAVALGADA RURAL
Tradicional evento com a participação de cavaleiros e amazonas de toda a região.
Local – Saída do Recinto de Exposições Luiz Paulo de Almeida.

JULHO

CAMPEONATO/TORNEIO

Dia 08 – Inicio do Campeonato Municipal de Bairros, Veteranos.
Local – Diversos/Integração entre Zona Urbana e Rural.
Dia 30 – Encerramento do Campeonato Municipal de Bairros, Veteranos.
Local – Diversos/Integração entre Zona Urbana e Rural.

AGOSTO

QUERMESSE

Dia 06 – Inicio da tradicional Quermesse.
Local – Praça da Matriz.

SETEMBRO

QUERMESSE
Dia 15 – Encerramento da tradicional Quermesse.
Local – Praça da Matriz

PROJETO PIRACANJUBA
Dia 23 – Desenvolvimento deste importante projeto de cunho Ecológico Educacional.
Local – Prainha Rancho Morada do Sol.

TORNEIO LEITEIRO
Dia 26 – Inicio do Torneio Leiteiro.
Dia 29 – Encerramento do Torneio Leiteiro.
Local – Recinto de Exposições Luiz Paulo de Almeida.

OUTUBRO

FESTIVAL DE BALÉ

Dia 30 – Apresentação de Dança Clássica, Moderna e Jazz.
Local – Ginásio de Esportes Almiro José da Costa Freitas.

NOVEMBRO

LEILÃO/BENEFICENTE

Dias 10 e 15 – Leilão de Gado em Prol ao Hospital de Câncer de Barretos.
Local – Recinto de Exposições Luiz Paulo de Almeida.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE
Dia 30 – Evento comemorativo ao aniversário do município, com diversas apresentações destinadas ao divertimento da população local.
Local – Praça Peregrino Beneli.

DEZEMBRO

COPA DE FÉRIAS

Dia 05 – Inicio da Copa de Férias das Escolinhas Sub-8 e Sub-13.
Local – Ginásio de Esportes Almiro José da Costa Freitas.
Dia 22 – Encerramento da Copa de Férias das Escolinhas Sub-8 e Sub-13.
Local – Ginásio de Esportes Almiro José da Costa Freitas.

REVEILLON
Dia 31 – Tradicional evento em comemoração a chegada de um novo ano. Apresentação de shows para o público presente, além da sensacional Queima de Fogos.  
Local – Praça Peregrino Beneli.

GUIAS DE PESCA - Treinados e com equipamentos para aluguel:
Lorival Lucianeti - (Cocada) - Fone: (17) 9722.6970
Roberto Junior - Fone: (17) 99772.5461
Vilmar Felipe - Fone: (17) 99754.2967
Carlos Manoel - Fone: (17) 99618.8366
Van - Fone: (17) 99743.7594
Zé Preto - Fone: (17) 99733.2169
Dimar - Fone: (17) 99746.1243
Adalton - Fone: (17) 99619.2360

Fonte:
Departamento de Cultura e Turismo.
COMTUR – Conselho Municipal de Turismo.