ATRAÇÕES TURÍSTICAS


MARTINÓPOLIS - PRAIA... E SOL... O ANO INTEIRO
O município de Martinópolis tem aproximadamente de 25 mil habitantes e o grande destaque na região, é a REPRESA LARANJA DOCE, composta pelo Balneário Municipal e praias particulares.
De janeiro a janeiro, ela é frequentada e venerada por turistas da cidade, da região e de outros estados do país. No final do ano, a partir de outubro até março, quando o verão está no auge, e os flamboyants majestosos em toda a orla explodem em flores vermelhas, a Represa Laranja Doce fica em ebulição. Segundo levantamento feito pela prefeitura, no pedágio da Represa, no verão, já foi registrada a frequência de 20 mil pessoas nos finais de semana.
A Represa Laranja Doce também serve de passarela para a beleza da cidade e da região, coisa que pode ser conferida nos concursos de Miss Turismo de Martinópolis, realizado no Ginásio de Esportes Braz Sanches no mês de aniversário da cidade.
A cidade ainda dispõe de vários clubes, igrejas, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, entre outros pontos de lazer e entretenimento.  Referenciais que atraem moradores não só da cidade, mas de toda a região,  do país e do mundo.

ATRATIVO/ARTIFICIAL

BALNEÁRIO MUNICIPAL

O Balneário Municipal, localizado na Represa Laranja Doce, oferece uma boa estrutura para os turistas. No local o visitante conta com nove lanchonetes distribuídas em toda a orla. Ao longo do calçadão de 1,4 km de extensão, o turista dispõe de 24 quiosques cobertos e equipados com churrasqueiras (os turistas podem usufruir dos quiosques gratuitamente), mesas de concretos e pias comunitárias.
A Prefeitura Municipal realiza no local, eventos esportivos e agitos de carnaval. Além dos bailes do Hawaí e de São João, promovidos pelo Clube Recreativo.
A Represa já sediou Campeonato Brasileiro de Jet Ski e carnaval temporão, com a presença de um trio elétrico, o Tapajós da Bahia. Torneios de outros esportes também acontecem na área, como de vôlei e de futebol de areia.
Localização: O acesso à Represa é realizado, atualmente, pela rodovia Vereador Oswaldo Campioni Ascêncio, que liga a cidade de Martinópolis ao Balneário, num total de 12 quilômetros.

ATRATIVOS/CULTURAIS

- MUSEU HISTÓRICO

O Museu Histórico de Martinópolis, fundado em 10 de fevereiro de 1988, é constituído de peças históricas relativas ao início e desenvolvimento da cidade. O valor imaterial reproduzidos nos objetos em exposição traduz um sentimento construído ao longo e justo período de trabalho, que ocasionou o desenvolvimento econômico e social do município, através da FEPASA que se deu o crescimento de Martinópolis.
O seu acervo é composto por peças doadas pela população, onde estão expostas na vitrine da estação.
Localização: Pátio da antiga Estação Ferroviária da FEPASA - Centro - em uma área de preservação cultural do município, ao lado da Praça Getúlio Vargas.

- BIBLIOTECA MUNICIPAL - JOSÉ ALENCAR
A Biblioteca Municipal foi criada em 20 de março de 1941, na gestão do prefeito Octávio Gonçalves de Oliveira. Em 29 de novembro de 1987, através da Lei Municipal nº 1543 foi denominada Biblioteca Municipal José de Alencar, uma homenagem da Administração Municipal, ao escritor de Literatura Brasileira José Martiniano de Alencar, (José de Alencar).
Localização: Pátio da Estação Ferroviária da FEPASA - Centro.
Atendimento: das 08h00 às 17h00.

TURISMO/RELIGIOSO
A cidade hoje se destaca também com o Turismo Religioso, onde temos a Igreja de Santa Bibiana (unificada do Brasil). Santa Bibiana é protetora dos epiléticos, da insanidade, depressão e da dor de cabeça. O dia  02 de dezembro  foi decretado feriado municipal, data escolhida para homenagearmos a Santa Bibiana. Nesse dia ocorrem diversas manifestações de fé, celebração de missas e encontros religiosos.

ATRATIVOS/ARQUITETÔNICOS/CULTURAL

- IGREJA DE SANTA BIBIANA

A construção da atual Igreja Santa Bibiana, começou em 1936 e só terminou em 1939, tendo sido inaugurada no Dia de Natal, pelo Padre João Schneider. Ela foi construída sobre a capelinha que existia no local, e que estava pequena para a população crescente da cidade.
As pinturas do teto e das laterais foram pintadas por Francisco Ramirez, de Avaré, e depois foram restauradas em duas oportunidades, a última em 2006, pelo artista martinopolense Sérgio Genaro.
É a única igreja do Brasil dedicada a Santa Bibiana, uma mártir que foi perseguida na época do Império Romano. Bibiana era o nome de uma das filhas do colonizador de Martinópolis, senhor Martins, e certamente por esse motivo, ele deu o nome da santa à igreja local.
Localização: Praça Central da cidade.

- ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
A Estação Ferroviária é o edifício número um da cidade. Ela viu Martinópolis surgir como povoado (na época ainda com o nome de José Teodoro),  acompanhou todo o seu desenvolvimento. A estrada de ferro é que deu origem a Martinópolis, pois o colonizador João Gomes Martins comprou a fazenda fronteiriça à estação, e planejou a cidade, fazendo o arruamento. Em seguida vendeu lotes urbanos e, próximo ao povoado, as chácaras. Mais distante vendeu sítios e fazendas. A terra dessa fazenda ia da estação até o Rio do Peixe.
Hoje a estação está desativada, nos trilhos só correm (sem parada) os trens cargueiros em direção a Presidente Prudente. No local foi construído um pequeno Museu, na realidade uma espécie de vitrine-museu, onde estão expostos alguns objetos históricos e fotografias antigas, e a biblioteca pública municipal. Aberto a visitação.

- TORRES DE CERÂMICAS
A Cerâmica Martins, que teve início de atividades no final da década de 1930, marcou época no desenvolvimento de Martinópolis, tinha até um desvio ferroviário para embarque de mercadorias. Produzia telhas e tijolos que eram vendidos para inúmeras cidades da região.
Os herdeiros da família Martins não quiseram mais tocar o empreendimento, ela foi desativada na década de 1970. Ficou muito tempo abandonada, os edifícios foram derrubados, preservando as 4 torres (dos 4 grandes fornos de queima da produção).
Hoje no local, funciona atualmente a sede da II Companhia da PM e a Casa da Criança.

- PRAÇA MUNICIPAL GETÚLIO VARGAS
A Praça Municipal Getúlio Vargas é mais uma opção de lazer e encontros da população  de Martinópolis. A praça contem bancos, mesas, bebedouros, uma linda fonte luminosa, alem de árvores e plantas. A praça oferece também um coreto onde são realizadas algumas apresentações culturais.
localização: A praça está situada no centro da cidade, próxima a estação ferroviária e a Avenida Nove de Julho.  

- BARRAGEM DA REPRESA LARANJA DOCE
A barragem começou a ser construída em 1929, tendo sido finalizada em 03 de dezembro de 1930, quando foi inaugurada a pequena Usina Hidreelétrica que existe no local, propriedade da Cia. de Eletricidade CAIUÁ.
Na época a energia gerada por ela  servia a cidade de Indiana, Regente Feijó e Presidente Prudente, só alguns anos depois passou a servir também Martinópolis. O lago formado pelos rios Laranja Doce e seus tributários, Alegrete e Estiva, é hoje um dos principais pontos turísticos da Alta Sorocabana.
Cerca de 800 casas, algumas de alto padrão, estão implantadas nas margens da Represa, inclusive condomínios como o Jangada, Recanto, Recreio, Caravan Park , etc. Há também alguns clubes, como o Clube Recreativo, Jangada, Clube dos funcionários da Caiuá,  Andorinha, entre outros.

ATRATIVO/LAZER

CLUBE RECREATIVO

O Clube Recreativo é uma das opções de lazer, entretenimento e diversão, que a cidade oferece. Na sede social, o clube oferece o Salão de Festas, onde acontece diversos eventos.
A sede social conta ainda com salão de jogos, academia, churrasqueira e duas piscinas, sendo uma infantil e uma adulto.  O Clube oferece também sua Sede de Campo, localizado, na Represa, a qual dispõe de área de camping, quiosques cobertos e equipados com churrasqueira, pia, tomada e mesa.
Outras opções na sede de campo são: 11 Apartamentos, todos equipados com geladeira, fogão, pia, banheiro, ventilador, churrasqueira e conexão de tv a cabo.
Na orla do Clube, alem da límpida água, você pode usufruir dos trampolins de lazer e pesca. Outros atrativos da sede de campo são os salões de festas, onde um deles é fechado e o outro ao ar livre,  local onde são realizados todos os anos, os tradicionais bailes do Hawai ( novembro) e de São João (Junho), eventos que reúnem todos os anos, milhares de turistas.

ATRATIVO/COMERCIAL/CULTURAL

CASA DAS ARTESÃS

A Casa das Artesãs foi fundada em 26 de maio de 2007, através do trabalho realizado pelo Projeto Empreender, da Associação Comercial em parceria com o Sebrae e a Prefeitura de Martinópolis.
Os integrantes da Casa se dedicam para que todos os produtos sejam confeccionados com total qualidade, prezando a satisfação do cliente.
Hoje existem 28 artesãs cadastradas na casa, e cerca de mil peças diversificadas, à disposição dos visitantes do local.

CALENDÁRIO TEMPORÁRIO DE EVENTOS
 A cidade se destaca com os tradicionais eventos turísticos:
FEVEREIRO/MARÇO
- CARNAVAL MARTFOLIA.
MAIO
- DIA 10 - CONCURSO DE MISS MARTINÓPOLIS.
JUNHO
- DIA 13 - FESTA DAS BARRACAS COM COMIDAS TÍPICAS.
- DIA 13 - FESTA DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE.

MEIOS DE HOSPEDAGEM/ALIMENTAÇÃO
Tanto na Cidade Balneária - o lado público - quanto no lado particular, onde estão localizados clubes badalados como o Jangada Country Clube o Clube Recreativo, e o Golfo Apart Hotel, há uma ótima infraestrutura para abrigar os turistas.
Já no centro da cidade também há hotéis e restaurantes, como o Ouro Verde Hotel (agora com piscina) e Hotel Trianon e entre os restaurantes, o Stallo Pizzaria e Churrascaria, Pizzaria Veneza, e o Ouro Verde Churrascaria e Pizzaria.
- ÁREA DE CAMPING
Com mais de cinco quilômetros de orla verde, a área de camping é dotada de pias comunitárias, banheiros e 24 quiosques cobertos e equipados com churrasqueiras e mesas.
Informações: no Departamento de Turismo - Email: turismo@martinopolis.com.br   
- CONDOMÍNIO VILLAGE
Composto de onze Belos Chalés, com ar condicionado, frigobar, ventilador, camas de solteiro e de casal, ambiente rústico - piscina - parque infantil - grande área verde - trampolim as margens da Represa - sala de tv e video, com ar condicionado - ambiente próprio para refeições.
- HOTEL E RESTAURANTE OURO VERDE
Serviços: - Acesso a internet banda larga nos apartamentos (wireless) - computador para uso exclusivo dos hóspedes - café da manhã (opcional café da manhã no quarto) - serviço de lavanderia. - Recepção 24 horas - Restaurante próximo ao hotel (300m) - Área de lazer, piscina. (Quadra de tênis e futebol society - consulte-nos sobre adicionais pelo uso). Contato: Site: www.ouroverdehotel.com.br

POSTO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS - P.I.T.
- Departamento de Turismo de Martinópolis
- Localização: Pátio da antiga Estação Ferroviária da FEPASA - Centro.
- Telefone: 18-3275.5506
- Email: turismo@matinopolis.com.br
Fonte: Departamento de Turismo de Martinópolis