ATRAÇÕES TURÍSTICAS


ADOLFO - O MAR DE ÁGUA DOCE DO INTERIOR PAULISTA
A oportunidade de Adolfo tornar-se Município de Interesse Turístico trouxe o engajamento necessário para o desenvolvimento deste projeto. Adolfo faz parte da 8ª Região Administrativa de São José do Rio Preto e está estrategicamente posicionada próxima a municípios cujo potencial turístico já é reconhecido: Entre os municípios está a Estância Turística de Olímpia (aproximadamente 130 km de distância), Estância Turística de Ibitinga (a aproximadamente 120 km de distância), e a Estância Hidromineral de Ibirá (aproximadamente 73 km de distância), sendo assim um fato de fortalecimento regional. A partir do reconhecimento do potencial turístico do município de Adolfo, serão intensificadas as ações de planejamento e desenvolvimento de ações como: criar identidade turística atrair investimentos privados nas áreas do turismo, especialmente em relação à hotelaria, turismo receptivo, gastronomia, cultura, atrativos, sustentabilidade e acessibilidade organização e qualificar a oferta cultural, de lazer e entretenimento, aumentando a competitividade turística apresentar projetos de turismo para serem implementados pelo município, promovendo um efetivo crescimento da demanda turística do destino contribuir para o desenvolvimento do Turismo, Esportes, Cultura e Meio Ambiente desenvolver fontes de informação e pesquisa, além de estruturar indicadores e processos de avaliação de programas e atividades turísticas analisar e promover uma melhoria continua nos projetos ligados ao turismo que são promovidos e executados atualmente pelo município apresentar novos projetos de turismo para serem implementados pelo município, promovendo um efetivo crescimento da demanda turística do destino. Adolfo é um município brasileiro, do estado de São Paulo, fundado em 1959.

ATRATIVOS NATURAIS

ESTRUTURA DA PRAIA

O Centro de Lazer do Trabalhador, que abriga a Praia Municipal de Adolfo, é um dos atrativos naturais mais visitados da região. O turista que  chega ao local conta com uma infraestrutura composta por 52 quiosques, área de camping, 8 chalés, sendo um com acessibilidade, banheiros , restaurantes, pista para caminhada e campo de futebol.

JACARANDÁ NÁUTICO CLUB
Este atrativo conta com uma infraestrutura para barcos de pequeno, médio e grande porte. O turista desfruta de duas praias, marina, quiosques, sanitários, vestiários, área de embarcação, área de alimentação, restaurantes e estacionamento. O local é propicio para camping, pesca, esporte, mergulho e natação.

ARTE SACRA - IGREJA DE SÃO JOSÉ
No interior do Templo religioso o visitante encontra belíssimos exemplares de vitrais coloridos que ornamentam a nave. Além das imagens sacras, outro destaque é para a torre dos sinos, composta por três peças em ferro fundido. Apenas um funcionário foi treinado para tocá-lo, sempre que necessário, sincronizadamente, proporcionando um verdadeiro espetáculo sonoro que ressoa por toda a cidade.

ARTE SACRA - ESTÁTUA DE SÃO CRISTOVÃO
O município realiza anualmente uma das mais tradicionais Festas de São Cristóvão, considerado pelos cristãos, o protetor dos motoristas. A estátua também pode ser vista na entrada da cidade.

PORTAL - HOMENAGEM AO PESCADOR
O monumento está instalado na entrada da cidade e comprova o grande potencial dos rios locais para a prática de pesca. A escultura destaca o Tucunaré, considerado o rei do rio e cobiçado por muitos pescadores.

TURISMO RURAL
Existem no município propriedades rurais com imenso potencial para o desenvolvimento do turismo rural. Uma delas é a Fazenda Fartura, que ainda mantém parte da estrutura do período cafeeiro, como a colônia de casas, o terreirão, tulha e máquina de beneficiamento. O local tem uma grande reserva de mata nativa, por isso há alguns anos é utilizada para treinamento de sobrevivência na mata por alunos de uma escola de aviação. O visitante pode apreciar a diversidade de frutas do pomar, passeio à cavalo, caminhadas e banho de rio, que passa no entorno da propriedade.

CALENDÁRIO PERMANENTE DE EVENTOS

EXPO SHOW
A Expo show é um evento tradicional no município que acontece no mês de setembro com duração de três dias. Inicia-se com cavalgada pela zona rural, montarias em touro, provas funcionais, três tambores, prova do laço e shows musicais. O evento já registrou a presença de 10 mil pessoas.

ENCONTRO DE VELEIROS
Evento Náutico com turistas regionais, nacionais e internacionais realizado a cada dois anos em diversas cidades do Brasil. As duas últimas edições aconteceram em Adolfo (4º e 5º Encontro), respectivamente 2013 e 2015. Para este ano (2017) é esperado um grande número de participantes pelo fato da publicação na Revista Náutica, exaltando as belezas existentes no município de Adolfo.

FESTA DE SÃO CRISTÓVÃO
Tradicional festa religiosa alusiva ao padroeiro e protetor dos motoristas, referência no calendário de festividades do município. A Festa, já na sua 53ª edição acontece todos os finais de semana durante o mês julho após as missas. Grande número de pessoas incluindo muitos visitantes das cidades vizinhas se juntam no salão de festas para participar da tradicional quermesse em louvor ao santo. O ponto alto da festividade é a procissão e bênção dos veículos que acontece sempre no ultimo domingo do mês de julho. Agregada às festividades de São Cristovão, acontece também o encontro esportivo ‘‘Futebol do passado’’, promovendo o encontro de famílias, carregado de recordações e saudades.

FESTA DE REIS
Tradição na cidade, a Festa de Reis é promovida pela Companhia “Menino Jesus”, acontece em janeiro, no Recinto de Exposições Alcebíades Ticianelli”. O evento consegue reunir grande número de devotos e foliões que vão para agradecer e participar da festa, regada a muita comida, como manda a tradição da Festa dos Reis Magos.

JUNINÃO
Para a celebração dos santos juninos é realizada uma grande festa, muito esperada pela população do município e cidades vizinhas. O evento é realizado no Ginásio Municipal de Esportes com reza do terço, seguida da apresentação de danças típicas, ensaiadas pelos alunos da rede pública municipal de educação e pelos integrantes do Grupo Reviver da 3ª Idade. Após a apresentação das danças é feita a queima de fogos e em seguida é feita a distribuição gratuita de bolos, doces, quentão, pipoca, leite com chocolate nas barracas. Encerra-se com o tradicional forró.

CAMPEONATO DE PESCA AMADORA
Às margens dos rios que desaguam no Tietê pescadores praticam a pesca do tucunaré, corvina e tilápia. Vence quem capturar o maior peixe de cada modalidade como prêmio os vencedores recebem troféus. O encerramento é feito com almoço regado a muito peixe frito, em molho e assado e sorteio de equipamentos de pesca.

FESTA DE SÃO JOSÉ
Evento religioso realizado no Salão Paroquial, no mês de março, alusivo ao padroeiro da cidade. A comemoração é muito esperada pela população e visitantes. Os fieis participam das rezas e organizam quermesses, onde são saboreadas as delícias da culinária brasileira, especialmente o frango assado que é um sucesso regional. No encerramento é distribuído bolo para os participantes.