ATRAÇÕES TURÍSTICAS


AGUDOS - RIQUEZA ARQUITETÔNICA
A riqueza arquitetônica e histórica de Agudos é um dos grandes diferenciais da cidade, onde se localiza o maior seminário da América Latina, o Seminário Seráfico Santo Antônio. A cidade tem várias antigas fazendas cafeeiras, com casarões coloniais preservados. Localizado sobre a região do Aquífero Guarani, o lençol freático de Agudos é composto por grande  quantidade de nascentes de importantes rios da região, como o Batalha, Lençóis e Turvo. O município possui também diversas cachoeiras e quedas de água e o Parque Ecológico Açucena da Serra, que abriga espécies da flora e fauna regional. O prefeito Altair Francisco Silva vê nesta classificação do M.I.T. uma nova possibilidade de desenvolvimento da economia local, que deverá resultar num significativo avanço na melhoria da qualidade de vida da população, com a perspectiva de abertura de novos postos de trabalho, geração de novos negócios e renda. A cidade planeja investir em obras para aprimorar a atividade turística e dotar de estrutura receptiva para aumentar e qualificar o fluxo de turistas. Faz parte dos planos do prefeito estruturar o paisagismo das praças e espaços públicos melhorar a sinalização urbana e implantar painéis de led nos portais de entrada da cidade, além de melhorias nas vias urbanas e rurais.
Fonte: Revista Municípios de São Paulo

ATRATIVOS NATURAIS

A MELHOR ÁGUA DO INTERIOR DO ESTADO
Localizado na região centro oeste paulista, há cerca de 320 quilômetros da capital, o município de Agudos oferece fácil acesso pelas Rodovias Marechal Rondon e Castelo Branco, e pelo Aeroporto Internacional de Bauru, localizado há cerca de 15 km. Com uma população de aproximadamente 38 mil habitantes, tem sua economia baseada em duas grandes indústrias, AMBEV que produz a melhor cerveja do País, justamente pela qualidade da água do município e a  DURATEX que tem em Agudos, a maior área de reflorestamento da América Latina. Com clima ameno da serra e paisagem privilegiada com a beleza do cerrado, grande extensão rural, diversas nascentes e quedas d'água, a cidade é um convite aos turistas que querem desfrutar do contato com a natureza e da tranquilidade do campo.

ATRATIVOS TURÍSTICOS
Paisagem privilegiada composta pela Serra de Agudos Seminário Seráfico Santo Antônio,maior da América Latina, com riqueza arquitetônica, Capela, Museu da Evolução, Orgão de tubos. Casarios históricos, na região central da cidade. Casarões preservados em antigas fazendas cafeeiras, Cachoeiras e Quedas D'água. Longos trechos de estradas rurais, para pratica de cavalgadas, mountain bike, motocross. Espaço histórico. Fábrica de doces caseiros. Estâncias rurais. Parque Ecológico Açucena da Serra e Estação férrea preservada. Em Agudos há pelo menos quatro caminhos turísticos a serem percorridos e apreciados, e a melhor água do Estado de São Paulo, segundo avaliação da Sabesp, que está inclusive envasando a água agudense que foi atestada recentemente pelo governador Geraldo Alckmin. Por esta qualidade certificada da água agudense, a antiga cervejaria Vienense, atual Ambev se instalou em Agudos, onde é produzida a melhor cerveja do País.

CAMINHO AVENTURA
Com uma extensa área rural e altitude de mais de 500 metros na Serra dos Agudos, o município agudense proporciona aos turistas diversas possibilidades de momentos de lazer, entretenimento, descanso, contemplação e muita aventura. Seja nos eventos de cicloturismo que são favorecidos pelas trilhas na área rural, ou nos eventos de Jeep e Motocross que também contam com belíssimos trechos em estradas de terra, córregos, rios, cachoeiras, matas de cerrado e paredões, onde é possível a pratica do rapel, escalada, tirolesa e arvorismo, além da tradicional caminhada e cavalgada. A paisagem privilegiada da Serra, riquezas naturais e a topografia são um convite para novas descobertas.

CAMINHO HISTÓRICO
O caminho histórico é composto pelas duas Estações Ferroviárias Paulista e Sorocabana, construídas no século 19 que delimitam o eixo urbano de onde surgiu a cidade, num percurso de 1 quilômetro entre as duas estações que ficam uma de frente a outra, permitem ao visitante conhecer o monumento dos Pracinhas que serviram na Segunda Guerra Mundial, o Paço Municipal que fica num prédio histórico, visitar o Espaço Histórico que reúne fotos, documentos e objetos antigos, o prédio do Cine Teatro e a Igreja Matriz, em torno da qual, a cidade foi fundada.

CAMINHO RURAL

Com uma extensão territorial de mais de 900 quilômetros quadrados, Agudos possui um grande número de propriedades rurais, composta por antigas fazendas cafeeiras, com casarões coloniais preservados e setor agropecuário que compõe a economia local. Num cenário privilegiado de vegetação de cerrado e rica fauna e flora, o visitante encontra estâncias com acomodações para hospedagem, espaço para eventos e atividades típicas do campo, como passeios a cavalo, trenzinho, além do maior seminário seráfico, localizado dentro de uma fazenda, há apenas quatro quilômetros do centro da cidade.

CAMINHO ECOLÓGICO
Localizado sobre a região do Aquífero Guarani, o lençol freático de Agudos é composto por grande quantidade de nascentes de importantes rios da região, como o rio Batalha, rio Lençóis e rio Turvo. O município possui também diversas cachoeiras e quedas d'água, e o Parque Ecológico Açucena da Serra que abriga diversas espécies da flora e fauna regional. A privilegiada geografia composta pela Serra, também permite a realização de trilhas e passeios ecológicos.