HISTÓRICO


A ORIGEM
As mais antigas referências da região, datada em 1721, quando passaram a serem divididas as terras delimitadas pelo Rio Paranapanema, e pela Cuesta de Botucatu, que servia de ponto de referência para os caminhantes que demandavam o sertão. Essas terras foram inicialmente divididas em sesmarias, doadas pelo Rei Dom João VI, nos tempos dos índios. A região de Lençóis originou-se da sesmaria do Porto Felicence, de propriedade do senhor Antônio Antunes Cardia, que mais tarde foi desmembrada em fazendas e vendidas para quem dispusesse de condições para desbravá-las. E segue-se o transcurso histórico com o capitão Raymundo de Godoy Moreira, Major José Inocêncio da Rocha, Dr. Gabriel de Oliveira Rocha, Coronel Virgílio de Oliveira Rocha, entre outros, que foram dentre as primeiras famílias que se instalaram na região, abrindo as fazendas, dedicando-se ao plantio do café e cultivo de outros produtos de subsistências. No inicio do século XX, o café marcava a sua ocupação nas terras do Oeste paulista. Nos municípios de Botucatu, São Manoel, Lençóis Paulista e Agudos, floresceu a cultura de café. Em Borebí o café mostrou sua força em termos de expansão, nas regiões próximas aos morros, onde predominava a terra roxa.

FUNDAÇÃO DO POVOADO
O café foi o elemento organizador, e propulsor do desenvolvimento econômico e urbano do antigo Patrimônio de Santa Maria de Borebí. O processo de ocupação fundiária foi direcionado por uma empresa agrícola, desprezando a pequena e média propriedade, produzindo uma classe social de grande poder econômico, a “Aristocracia do Café”. Em 08 de agosto de 1898, nasceu o Patrimônio de Santa Maria de Borebí. A ocupação foi de famílias de imigrantes italianos, espanhóis, portugueses e sírios. As fazendas de café de Borebí  produziam um café de primeira qualidade. Os colonos tinham direito de plantar cereais entre as ruas de café, e assim produzir milho para criar galinhas e porcos. Além do café havia a pecuária de leite e de corte. A crise de 1929 - 1930, a maior crise do mundo ocidental, arruinou todos os fazendeiros. A 2ª Guerra Mundial ocasionou o golpe definitivo para todos os cafeicultores. O café deixou de ser exportado. Os fazendeiros abandonaram suas fazendas e foram morar nos grandes centros urbanos para aplicarem seu dinheiro na indústria ou em transação imobiliária. Era o fim da aristocracia do café. Os colonos também procuraram os centros industriais para se estabelecerem como operários das fábricas, marcando a mudança econômica da nação.

ORIGEM DO NOME
A partir daí, Santa Maria de Borebí, passou a chamar-se BOREBI, nome de origem indígena, que na língua tupi significa POÇO DAS ANTAS.

CRIAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO
No dia 09 de Janeiro de 1990,  através do Decreto Lei Estadual nº 6645, o Distrito foi elevado à categoria de Município, desmembrado  do município de Lençóis Paulista. Com o processo de emancipação, a primeira eleição, foi no ano de 1992, e os eleitos tomaram posse no dia 01 de janeiro de 1993, tendo como seu primeiro Prefeito,Antônio Carlos Vaca. Os primeiros Vereadores foram: Ademir de Jesus Stradioto, Amarildo Bueno, Aparecido Donizete dos Santos, Ariovaldo Lourenço Garigo, Juvenal Frederico, Luiz Antônio Cabreira Fernandes, Nelson Pinheiro, Pedro Miguel de Araújo e Waldir HaiubBrosco.
São considerados Fundadores do município, os senhores: Antônio Carlos Vaca - vereador na data da emancipação, Professora Leila Ayub Vaca, Ermenegildo Luiz Coneglian - Presidente da Câmara Municipal do município de Lençóis Paulista, na data da emancipação,Euclides Pires Duarte, João Generoso, José Cabrera, Sônia Maria Martins Feres Ayub e Antônio Primo Juvenal Frederico.

O RAMAL DA ESTRADA DE FERRO
Em 1919, a Estrada de Ferro Sorocabana abriu o ramal de Borebi, saindo da estação Virgílio Rocha, no ramal de Bauru. O ramal chegava até a fazenda do Coronel Leite. Em 1938, foi prolongado o ramal lenheiro até Santa Flora. O ramal deixou de operar em 1962, pela circular 73/61, de 28 de abril de 1961.
A Estação Ferroviária de Borebi, foi inaugurada com o ramal, em 1918. O relatório da Estrada de Ferro Sorocabana de 1917, relata que, o trecho Virgílio Rocha-Rodrigo Silva, passando por Borebi, foi autorizado o ramal,através do Decreto Lei nº 2723 de 6/10/1916, do Governo do Estado, no km 393+800 tronco, raiz da serra dos Agudos, passando por Borebi, com 19,500 km. Os trabalhos já foram iniciados. Com a supressão do ramal, em 1962, a Estação foi desativada, e hoje serve à prefeitura do município de Borebi, que foi criado em 1993.
Gentílico: Borebiense

GALERIA DE PREFEITOS

ANTÔNIO CARLOS VACA01/01/1993 à 13/01/1996
LEILA AYUB VACA01/01/1997 à 31/12/2000
LEILA AYUB VACA01/01/2001 à 31/12/2004
LUIZ ANTÔNIO FINOTI DANIEL01/01/2005 à 31/12/2008
ANTÔNIO CARLOS VACA01/01/2009 à 31/12/2012
MANOEL FRIAS FILHO01/01/2013 à 31/12/2016
ANTÔNIO CARLOS VACA01/01/2017 à 31/12/2020

OBS.: O Sr. ANTÔNIO CARLOS VACA, foi o primeiro Prefeito de Borebi.