PAULICÉIA

PAULICÉIA



PAULICÉIA



PAULICÉIA



PAULICÉIA



PAULICÉIA - Sete Barras




Memorial

PAULICÉIA
PAULICÉIA
Sete Barras

Prefeitura Municipal de Paulicéia

Avenida Paulista, 1649
CEP: 17990-000
Fone: (18) 3876-1240 | Fax: 3876-1193
Email: pmpauliceia@fundec.com.br
Site: www.prefeiturapauliceia.com.br

 

HISTÓRICO


FUNDAÇÃO DO POVOADO
A povoação de Paulicéia foi fundada pelo senhor Ezequiel Joaquim de Oliveira, em 29 de junho de 1947. O patrimônio foi aberto, visando à localização de uma cidade sobre a barranca do Rio Paraná, para intercâmbio futuro com o vizinho Estado de Mato Grosso (atual Estado de Mato Grosso do Sul).

CRIAÇÃO DO DISTRITO
Com o advento da promulgação da Nova Carta Constitucional do Estado de São Paulo, que liberava a criação de novos municípios, especialmente situados nos limites com outros estados, a população de Paulicéia conseguiu elevar o povoado a Distrito, através do Decreto Lei Estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1948.

CRIAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO
Amparado na Lei Orgânica dos Municípios, Paulicéia foi elevada a categoria de Município, com terras desmembradas de Gracianópolis (Tupi Paulista), através doDecreto Lei Estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1948. Como município foi constituído com os Distritos de Paz de Paulicéia, Panorama e Santa Mercedes. Através do Decreto Lei Estadual nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, fica desmembrado do município de Paulicéia os distritos de: Panorama e Santa Mercedes. Ainda pelo Decreto Lei Estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1948, o município de Paulicéia ficou pertencendo à Comarca de Lucélia. Foi incorporado à comarca de Dracena, pela Lei nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, posta em execução em 1º de janeiro de 1954.
Gentílico: Pauliceiense

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

PAULICÉIA - O RIO PARANÁ E SUAS BELEZAS NATURAIS
O município de Paulicéia, localizado as margens do Rio Paraná, no Oeste do Estado de São Paulo, divisa com Mato Grosso do Sul, tem localização privilegiada com suas belezas naturais, e grande potencial turístico, com relevância nos segmentos de turismo de pesca, náutico, esportes, rural e ecoturismo, pois com o alagamento do Rio Paraná, ocorreu a formação do lago da Usina Sérgio Motta.
Aproveitando a localização privilegiada e as belezas naturais, o turismo no município de Paulicéia tem como principal atrativo o Rio Paraná, que atrai turistas o ano todo, devido a sua localização, e as várias opções de lazer, usufruindo as águas do rio, tanto para a pesca como também para o lazer náutico.
Além das pousadas instaladas no município, existem inúmeros loteamentos as margens do rio, cujos proprietários moram em várias regiões do Estado e até mesmo em outros Estados, com isso o fluxo de turistas é constante, tanto durante a semana como também nos finais de semana, o qual vem para pratica da pesca ou lazer náutico.
O Balneário Municipal também atrai grande fluxo de pessoas nos finais de semana, principalmente as que vem passar os finais de semana e feriados em ranchos, e até mesmo os que possuem casas no município como sua segunda residência.
Outros principais atrativos do município são os eventos tradicionais existentes, tendo como principais: O CARNACROSS, CAVALGADA, FESTA JUNINA, TORNEIO DE PESCA ESPORTIVA DO TUCUNARÉ (sendo esse o primeiro evento de pesca esportiva), CHEGADA DO PAPAI NOEL e REVEILLON, além de contar com alguns aspectos culturais, realizados pela Igreja Católica e  Igrejas Evangélicas, e também o grupo denominado “Mãos Talentosas”, com aproximadamente 30 artesões, sendo que os mesmo já produzem os mais variados tipos de artesanato, desde o crochê, entalhados em madeira, arte em madeira, pintura em telas entre outros. Temos ainda um grupo de violeiros informal, com aproximadamente 15 pessoas, que se reúnem semanalmente para ensaios, e se apresentam em finais de semana no municípios, e nas cidades da região.

ATRATIVOS/NATURAIS
RIO PARANÁ

O Rio Paraná tornou-se um grande atrativo natural quando passou pela formação do lago, após o enchimento da Usina Hidrelétrica Sergio Mota no mês de novembro de 1998. Com várias ilhas em sua extensão, é habitat natural de várias espécies de animais e inúmeros pontos de pesca.
O Rio Paraná atrai turistas para pesca, amantes da pesca esportiva de várias espécies de peixes. Os visitantes também praticam esportes náuticos, lazer, passeios de barco e para apreciadores da natureza, tem uma excelente contemplação do pôr do sol.

ATRATIVOS/ARTIFICIAIS
BALNEÁRIO MUNICIPAL

Esta é uma área que foi formada para diversão e recreação dos munícipes e turistas. Com a extensão de sete alqueires, o Balneário Municipal tem em sua estrutura, a praia artificial, banheiros, quiosques com churrasqueira, bancos, mesas e pias, pista para Motocross e área para camping.
A área é arborizada proporcionando excelente espaço para as famílias que queiram passar o dia.
O espaço do Balneário Municipal necessita de uma revitalização do espaço, para melhor receber os turistas, e a realizações de vários eventos que ocorre durante o ano, dentro do espaço do balneário.
O Evento do CARNACROSS é realizado todos os anos no feriado de Carnaval, e o TORNEIO DE PESCA DO TUCUNARÉ é realizado no mês de novembro no espaço do Balneário.
PONTE MÁRIO COVAS
A Ponte Mario Covas chama a atenção pela sua estrutura, é uma Ponte ESTAIADA, e a princípio era para ser somente o acesso entre os dois estados, o de São Paulo e Mato Grosso do Sul, o qual a travessia era feita por Balsa. Porém com sua magnitude pela extensão, como pela beleza dos ESTAIOS observados a grandes distancias, a Ponte Mario Covas tornou-se local de visitação, para turistas e pessoas que trafegam sobre ela, com visão panorâmica do Rio Paraná, e a observação do pôr do sol e da lua cheia refletida no Rio.
RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO
NATURAL - FOZ DO AGUAPEÍ - (BURITIS)

Uma antiga fazenda de gado, que pertenceu à Agropecuária Carvalho Sobrinho, e que no passado era coberta pela chamada floresta do rio Paraná, foi recuperada com o plantio de 400 mil mudas de espécies arbóreas nativas de Mata Atlântica de Interior. O projeto está localizado no município de Paulicéia, e fez parte da proposta da Companhia Energética de São Paulo - Cesp, de transformar a fazenda em Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Foz do Rio Aguapeí.
A antiga fazenda possui 969 hectares originais, e recebeu 203 hectares de reflorestamento principalmente nas áreas ciliares do reservatório da usina hidrelétrica de Porto Primavera, nas margens do córrego Jupiazinho, nas margens do Rio Paraná e nas croas (bordas) das dezenas de lagoas que afloram na propriedade.
No local havia há alguns anos o Zoológico que era mantido pela fazenda, antes do enchimento do lago da Usina Hidrelétrica Sérgio Mota. Sendo hoje a Reserva de domínio do Estado, o município de Paulicéia esta estudando a viabilidade de parcerias com a CESP, o Estado e empresas privadas e estatais, para a revitalização e reestruturação da sede da antiga fazenda, para que a mesma possa ser explorada no turismo e aberta à visitação pública.

ATRATIVOS/EVENTOS
CARNACROSS

Paulicéia não é somente conhecida na região por suas belezas naturais, mas também pelo tradicional Carnacross, que já está na 20ª edição, e que a cada ano vem melhorando e trazendo inovações para o evento. Hoje  considerado em competição de Motocross a mais tradicional da Nova Alta Paulista, esse evento como já diz o próprio nome, acontece na semana de carnaval, atraindo participantes de várias regiões do País e até mesmo participantes de países vizinhos.
Esse grande evento surgiu com a união de um grupo de amigos amantes do Motocross, que se juntaram e fizeram o primeiro evento no feriado de carnaval. Surpreendidos pela grande quantidade de público já no primeiro evento, formaram uma Comissão Organizadora para a realização das próximas edições, sempre com o apoio da Prefeitura Municipal e empresários do município e da região.
Além do Motocross, acontecem apresentações de bandas carnavalescas, o que atrai todo o tipo de público, e o evento acontece no Recinto do Balneário Municipal que fica às margens do Rio Paraná, o que torna comum nesse evento, é ver a grande quantidade de pessoas acampadas nas dependências do balneário.
CAVALGADA
Este evento teve seu início no ano de 2000, composta por pessoas montadas a cavalo, burros e jumentos, e também é acompanhada por pessoas conduzindo veículos motorizados, como carros de passeio, camionetes, caminhões, motocicletas, em meio a cavalos, burros, jumentos e carros de boi, fantasiados à caráter. Após o desfile, se reúnem na chácara municipal ou no Balneário municipal para um almoço com churrasco, em confraternização com os participantes e autoridades presentes, ao som de bandas musicais.
Este evento acontece sempre um domingo antes do dia 29 de Junho, data do aniversário da cidade.
FESTA JUNINA
Esta é uma festa tradicional no município, que acontece desde 1951, tendo como seu maior atrativo a enorme FOGUEIRA de 20 metros de altura, com animação de banda musical, além de barracas com distribuição gratuita de pipoca, amendoim e quentão e outras comidas típicas da festa junina.
ANIVERSÁRIO DA CIDADE
No dia 29 de Junho é comemorado o Aniversário de Paulicéia, onde se comemora também a Festa de São Pedro, padroeiro da cidade.
Na noite do dia 28 acontece, para a população presente, a distribuição de pipoca, amendoim, quentão e doces. Em seguida é realizado um grande show pirotécnico e a queima da Fogueira Gigante. A comemoração faz parte do calendário de eventos do município e é realizada anualmente.
CHEGADA DO PAPAI NOEL
No mês de dezembro, acontece a CHEGADA DO PAPAI NOEL, evento tradicional da cidade há mais de uma década, onde o PAPAI NOEL distribui brinquedos e doces para as crianças presentes. Após a chegada do simpático velhinho, acontece a apresentação de atração musical na Praça da Amizade.
RÉVEILLON
No dia 31 de dezembro acontece a FESTA DA VIRADA do ano, ou seja, o tradicional Réveillon, com a sensacional Queima de Fogos, as 00:00h, simbolizando as boas-vindas ao novo ano, e em seguida shows ao vivo com bandas.

ATRATIVOS/ESPORTIVOS
PESCA ESPORTIVA

Quando o assunto é pescaria, Paulicéia está entre os destinos mais conhecidos e disputados entre os pescadores da região. Isso se deve à grande diversidade de espécies de peixes existentes nos vários quilômetros de rio que banha a cidade, o que proporciona a prática de várias modalidades de pesca esportiva.
TORNEIO DE PESCA ESPORTIVA DE TUCUNARÉ
Tendo a pesca como um dos principais atrativos naturais, a administração pública em parceria com entidades do município, pretende realizar o referido torneio, que tem como objetivo, além de atrair grande fluxo de turista para o município, trabalhar a conscientização e a conservação do Rio e suas espécies de peixe, para que a pesca se torne uma fonte de renda sustentável através do turismo. Com a aceitação da idéia os membros envolvidos já se mobilizam na organização do evento, buscando parcerias e apoio de outros municípios que já realizam esse tipo de evento, com isso, a expectativa da população e dos empresários do município é grande, apostando em mais um evento de sucesso no município.
ESPORTES NÁUTICOS
A prática de Esportes Náuticos no Rio Paraná se tornou uma atividade muito popular na cidade. Moradores e turistas aproveitam os dias de calor, que predominam durante vários meses do ano, para praticar esse tipo de esporte, que é diversão garantida.

TURISMO/RURAL
FAZENDA BANDEIRANTE

Por volta dos anos de 1960, no povoado de Nova Marília, como era chamada a região pelos desbravadores, surgiu a fazenda Bandeirantes, da qual foi dada o nome de Fazenda Bandeirantes, em homenagem aos Bandeirantes do período de colonização do Brasil. Aos 22 anos o senhor Diomirio Teixeira, popularmente conhecido como Seu Dió, foi convidado pelo senhor Jose Luiz Sammarco Palma, para iniciar os trabalhos nas terras recém adquiridas e torná-las em Fazendas. Com muitas histórias sobre como era a fazenda e seus moradores, segundo Seu Dió, foram em torno 300 casamentos na fazenda e aproximadamente 500 nascimentos em 57 anos, e chegou a empregar 220 pessoas ao dia, vindas de cidades vizinhas e regiões. A Fazenda conta com amplo espaço, e necessita de alguma adequação para a exploração do turismo rural, portanto ainda não é aberta à visitação, pois a mesma está passando por processo de partilha de bens da família.

ATRATIVOS/ARQUITETÔNICOS
ANTIGAS IGREJAS

As antigas e pitorescas pequenas igrejas existentes na Fazenda Bandeirante e Fazenda Santa Cândida, foram construídas para atender a população rural em batizados, casamentos e missas, já que a distância para o centro do município dificultava o acesso dos moradores da área rural. Hoje se encontram fechadas por falta de incentivo, porém a administração municipal estuda a viabilidade, junto a Igreja Católica e as Fazendas, em reativá-las, para visitação e uso da comunidade local.
ANTIGO PAÇO MUNICIPAL
Primeira sede da Prefeitura Municipal de Paulicéia, localizada na Avenida das Indústrias, logo na entrada da cidade, foi inaugurada 30/01/1950, com autorização da Lei 02/50-1950 sob o mandato do Prefeito Dirceu Leme Brizolla, que permaneceu no mesmo prédio até o ano de 1988.
O prédio tem estrutura e arquitetura dos anos de 1950, sendo que em anos anteriores ainda era usado o prédio. Hoje se encontra fechado, necessitando de restauração para a criação de um museu ou casa da cultura no município.

TURISMO/COMERCIAL
FEIRA LIVRE
Realizada todos os sábados, a FEIRA LIVRE se tornou um atrativo no município, considerada a melhor e maior feira livre da região, que acontece desde 1992, aos sábados, com início por volta das 16 horas e se estende até às 23 horas. Com uma grande extensão de barracas, é possível encontrar grande variedade de produtos, desde frutas, legumes, artesanato, até roupas, calçados, e as tradicionais barracas de pastel, e outras infinidades de produtos, atraindo grande público, desde moradores local, como de cidades vizinhas, e também turistas que estão no município, e o que chama a atenção é o grande fluxo de pessoas durante a realização da mesma.
ARTESANATO
O grupo de artesões, denominada “Mãos Talentosas”, está se mobilizando e formalizando uma Associação, para que os mesmo possam estar participando de eventos de nível Regional e Estadual, e também aperfeiçoando os trabalhos através de cursos e treinamentos. Atualmente o grupo é composto por 20 artesões, que produzem as mais variadas peças de artesanato, utilizando madeira entalhada, artesanatos em pneus usados, pinturas em telas e tecidos, crochês, bordados, artes em garrafas pet, cerâmicas, vidros, argila, biscuit, bolsas, doces, pães e pimentas, cartonagem, entre outros.
SEMENTES CRIOULAS
A utilização das sementes crioulas visa exatamente ao resgate e ao aumento na utilização da biodiversidade local frente ao processo da agricultura moderna. Apesar de as sementes crioulas ainda serem pouco utilizadas na agricultura expansiva, elas possuem grande potencial para o desenvolvimento de novos cultivos adaptadas a sistemas de produção com baixa utilização de insumos e poupando os recursos naturais.
A conservação das sementes crioulas faz parte de uma campanha mundial, de soberania dos povos quanto à posse de suas sementes, como estratégia de segurança nacional.
Os Guardiões são aqueles agricultores, que, historicamente, cultivam para o auto-consumo, e guardam uma parte das sementes para outras duas ações: a reserva de sementes para o próximo plantio e a troca com outros guardiões. Essa prática garante a biodiversidade e a manutenção das espécies na sua forma original. Eles contribuem efetivamente para a preservação das espécies vegetais e até de animais domésticos, de modo a torná-las disponíveis para o desenvolvimento de novos cultivadores e criadores, sendo seu aproveitamento de fundamental importância para a oferta de alimentos, principalmente para quem vive em cidades.
Em Paulicéia o Guardião responsável pelo Projeto é José Luiz das Chagas. Ele cultiva sementes de milho, feijão, amendoim, urucum, abóbora, berinjela, couve, pepino, pimenta, mamão. Ao longo de décadas, ele e sua família mantêm uma coleção de mais de 50 variedades de sementes, que lhes garantem a sobrevivência e troca com outros guardiões.
Com um grupo já organizado, os mesmos, já comercializam produtos oriundos de plantios dessas sementes.

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FEVEREIRO
- Carnaval e Carnacross.
MARÇO
- Abertura da Temporada de Pesca dos Peixes da Bacia do Rio Paraná.
- Festa em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
ABRIL
- Maratona Aquática do Rio Paraná à Nado.
MAIO
- Festival Gastronômico e Comemoração do Dia das Mães.
- Evento Náutico (Arrancadão de Barcos) e Campeonato de Caiaque.
- Evento Aquático (Maratona a Nado do Rio Paraná).
- Festa em Comemoração ao Dia das Mães.
JUNHO
- Desfile Fashion Country e Escolha da Rainha e Duas Princesas da Cavalgada.
(A Cavalgada acontece sempre um domingo anterior ao aniversário da cidade).
- Missa dos Pescadores em Comemoração ao Padroeiro da cidade São Pedro.
- Dia 28 - Véspera do Aniversário da Cidade - Tradicional Festa com fogueira, distribuição de amendoins, pipocas, quentão e Show Baile.
JULHO
- Caminhada para Jesus - Este Evento acontece no primeiro domingo do mês.
AGOSTO
- Festival de Música-Show de Calouros e Viola.
SETEMBRO
- Realização do Passeio Ciclístico.
OUTUBRO
- Escolha da Rainha e Princesas do Rodeio.
- Realização do Tradicional Rodeio.
- Fechamento da Temporada de Pesca dos Peixes da Bacia do Rio Paraná.
NOVEMBRO
- Torneio de Pesca Esportiva do Tucunaré.
DEZEMBRO
SHOW/BAILE
- Dia 24 - Natal com Show-Baile.
REVEILLON
Dia 31 - Festa da Virada com a participação da população para comemorar a chegada de um novo ano. Apresentação de shows e a sensacional queima de fogos.
Fonte:
Diretoria de Esporte, Turismo e Cultura.
Apoio:
Prefeitura Municipal e COMTUR de Paulicéia.
 

GALERIA DE PREFEITOS

 

DIRCEU LEME BRIZOLA 1940 à 1953
EZEQUIEL JOAQUIM DE OLIVEIRA 1954 à 1956
KIRO SENTARO 1957 à 1961
EDMIRCIO FERREIRA DOS SANTOS 1961 à 1963
JOAQUIM ROCHA DE OLIVEIRA 1963 à 1964
EDMIRCIO FERREIRA DOS SANTOS 1964 à 1965
ANTONIO VENTURELLI 1965 à 1969
ANTONIO JOSÉ DA COSTA 1969 à 1973
GILBERTO BARROS 1973 à 1977
ANTONIO JOSÉ DA COSTA 1977 à 1983
CLAUDIO GANDOLFI 1983 à 1988
ANTONIO SIMONATO 1989 à 1992
CLAUDIO GANDOLFI 01/01/1993 à 31/12/1996
ANTONIO SIMONATO 01/01/1997 à 31/12/2000
JOSÉ VIEIRA TORCATO 01/01/2001 à 31/12/2004
RONNEY ANTONIO FERREIRA 01/01/2005 à 31/12/2008
RONNEY ANTONIO FERREIRA 01/01/2009 à 31/12/2012
WALDEMAR SIQUEIRA FERREIRA 01/01/2013 à 31/12/2016
 

OBS.: O Sr. DIRCEU LEME BRIZOLA foi o primeiro Prefeito de Paulicéia.





Acervo Digital

Com a ajuda de vários colaboradores reunimos um acervo de fotos antigas desta cidade. Caso você tenha fotos antigas desta cidade, contribua conosco, enviando-as para o e-mail: contato@memorialdosmunicipios.com.br

Clique nas imagens abaixo para aumentá-las:

Faço parte dessa história
Empresas que fazem parte da história desta cidade.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza o nosso site a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas , acesse nossa Política de Privacidade.
Entendi.