PAULISTÂNIA

PAULISTÂNIA



PAULISTÂNIA



PAULISTÂNIA



PAULISTÂNIA



PAULISTÂNIA




Memorial

PAULISTÂNIA
PAULISTÂNIA

Prefeitura Municipal de Paulistânia

Rua Thomaz Magdaleno, 102
CEP: 17150-000
Fone/Fax: (14) 3275-8799
Email: pmpaulistania@gmail.com
Site: www.paulistania.sp.gov.br

 

 

HISTÓRICO

 

A ORIGEM
A história do atual município de Paulistânia teve inicio entre o final do século XIX e o inicio do século XX.

FUNDAÇÃO DO POVOADO
Foi neste período que o senhor Antônio Consalter Longo, fazendeiro de café, considerado o fundador, doou uma área de sua fazenda para a formação do núcleo urbano que se chamou Vila Matão.As primeiras famílias a se fixar foram as de imigrantes portugueses, espanhóis e italianos.

CRIAÇÃO DO DISTRITO
Em 23 de outubro de 1934, através do Decreto Lei Estadual nº 6790, o povoado foi elevado à categoria de Distrito, com a denominação de Bandeirantes, em homenagem aos pioneiros do desbravamento. Em 30 de novembro de 1944, através do Decreto Lei Estadual nº 14334, o Distrito de Bandeirantes passou a denominar se Paulistânia, pertencente ao município de Agudos.

CRIAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO
Em 27 de dezembro de 1995, através do Decreto Lei Estadual nº 9330, o Distrito foi elevado à categoria de Município, desmembrado do município de Agudos, com a denominação de Paulistânia. Sua instalação verificou se em 01 de janeiro de 1997. A passagem de mais um aniversário do município é motivo de grande alegria para toda a população e para aqueles que, como nós, reconhecemos o significado que tem para sua gente o crescimento da participação de Paulistânia no desenvolvimento do nosso Estado.

PAULISTÂNIA: A HOMENAGEM AOS PAULISTAS
Paulistânia começou a ser formada entre o final do século passado, e o começo do século XX, por imigrantes europeus, principalmente espanhóis, italianos e portugueses. Naquela época, o produtor de café, senhor Antônio Consalter Longo – o fundador de Paulistânia  – loteou uma área, atraindo os imigrantes em busca de um pedaço de terra para plantar. O povoado inicialmente recebeu o nome de Vila Matão, depois, quando se tornou distrito de paz, em 23 de outubro de 1934, pelo Decreto Lei 6790, passou a denominar – se Bandeirante, e mais tarde, pelo Decreto Lei nº14334, de 30/11/1944, teve seu nome alterado para PAULISTÂNIA,  em homenagem aos paulistas. O movimento pela emancipação de Paulistânia,  então distrito de Agudos, começou em 1987, durante a discussão da reforma constitucional. Um grupo de moradores, liderado pelo então Vereador Alcides Francisco Casaca, resolveu lutar pela independência de Paulistânia, tendo como motivação o abandono do distrito, falta de obras de infraestrutura, e falta de autonomia. Não havia médicos nem dentista no Posto de Saúde, a conservação das ruas e das estradas de acesso, eram péssimas, faltavam máquinas para manutenção. Com tudo isso, não foi difícil mobilizar a população em torno da ideia de emancipar Paulistânia. É verdade que a batalha foi longa, mas o objetivo foi alcançado,e em 27 de dezembro de 1995, finalmente foi criado o Município de Paulistânia, pela Lei 9330. Os resultados práticos da emancipação no cotidiano dos moradores de Paulistânia são visíveis. Paulistânia tem um comércio dominado por micro empresas, mas a base de sua economia é a agropecuária. E se antes, como distrito, o resultado desse trabalho não revertia em benefícios para a sua comunidade, hoje o esforço de cada um, se transforma em mais receita para o município, e melhor qualidade de vida para todos.
Os Primeiros Representantes – eleitos em 1996
PREFEITO MUNICIPAL: Alcides Francisco Casaca, casado com Deolinda Moreira Casaca.
VICE-PREFEITO: Sebastião Freitas
CÂMARA MUNICIPAL: Vereadores -Milton Antunes de Miranda, José Pacheco Caetano, IdermeTenca Junior, Waldemar Antônio Pereira, Antônio da Silva Leite, Aparecido de Jesus Pedro, Ivaldecir Claro de Assis, Luiz Carlos Marques e Márcio Roberto Idalgo.
ESTE TEXTO É DE AUTORIA DO DEPUTADO EDINHO ARAÚJO , AUTOR DA LEI 651/90 DAS EMANCIPAÇÕES.
Gentílico:
 Paulistaniense
 

GALERIA DE PREFEITOS

 

ALCIDES FRANCISCO CASACA 01/01/1997 à 31/12/2000
ALCIDES FRANCISCO CASACA 01/01/2001 à 31/12/2004
HÉLIO JOSÉ FERREIRA DO NASCIMENTO 01/01/2005 à 31/12/2008
HÉLIO JOSÉ FERREIRA DO NASCIMENTO 01/01/2009 à 31/12/2012
ALCIDES FRANCISCO CASACA 01/01/2013 à 31/12/2016
PAULO AUGUSTO GRANCHI 01/01/2017 à 31/12/2020

OBS.: O Sr. ALCIDES FRANCISCO CASACA, foi o primeiro Prefeito de Paulistânia.

 

 





Acervo Digital

Com a ajuda de vários colaboradores reunimos um acervo de fotos antigas desta cidade. Caso você tenha fotos antigas desta cidade, contribua conosco, enviando-as para o e-mail: contato@memorialdosmunicipios.com.br

Clique nas imagens abaixo para aumentá-las:

Faço parte dessa história
Empresas que fazem parte da história desta cidade.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza o nosso site a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas , acesse nossa Política de Privacidade.
Entendi.